PUBLICIDADE
Notícias

Escritor Ariano Suassuna completaria 88 anos nesta terça-feira

Um dos principais líderes do movimento de resgatar as raízes históricas do nordeste, Ariano morreu ano passado após dar entrada no hospital devido a um ataque cardíaco

11:25 | 16/06/2015
NULL
NULL

O escritor paraibano membro da Academia Brasileira de Letras, Ariano Suassuna, caso estivesse vivo faria nesta terça-feira, 16, 88 anos de idade. Além de escritor, Suassuna era dramaturgo e ocupou a 32ª cadeira da Academia Brasileira de Letras.

Um dos principais líderes do movimento de resgatar as raízes históricas do nordeste, Ariano é o responsável por inúmeras obras de grande destaque na região. Dentre elas, está o Auto da Compadecida (1955) que se tornou um marco da literatura e do teatro nacional. Tendo um destaque único até hoje, o livro foi escrito quando o autor tinha apenas 28 anos.

Sempre com o bom humor em dia, Ariano foi tema de enredo no carnaval do Rio de Janeiro na escola Império Serrano em 2002. E foi no mesmo ano em que foi contemplado como membro da Academia Pernambucana de Letras. "Podia até parecer que não queria receber a honraria, mas eram problemas de agenda", disse Ariano, referindo-se ao tempo entre a concessão e o recebimento do título.

Origem

Nascido no dia 16 de junho de 1927 na Paraíba, Ariano Vilar Suassuna era filho de João Suassuna, na época presidente do estado (cargo atualmente intitulado como governador).

Devido a Revolução de 1930, seu pai foi morto por motivos políticos no Rio de Janeiro. Com isso, Ariano e sua família tiveram que se mudar para Taperoá. E foi nesta pequena cidade onde teve seu primeiro contato com o teatro.

Anos depois, o filho de Cássia Vilar, mudou-se para Recife, lugar onde ingressou na Faculdade de Direito.

Durante o período de estudo na instituição, Ariano conheceu Hermilo Borba Filho e, junto com ele, fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco. Posteriormente, Suassuna viria a escrever sua primeira peça, 'Uma Mulher Vestida de Sol'.

A morte do escritor fará um ano no próximo dia 23 de julho. Ariano morreu em Recife, após dar entrada no hospital devido a um ataque cardíaco.

Veja vídeo - Ariano comenta sobre a teoria da evolução

[VIDEO1] 

Redação O POVO Online

TAGS