PUBLICIDADE
Notícias

Acordo entre Dilma e Obama facilitará entrada dos brasileiros no país

O acordo será referente a entrada do Brasil no Programa Global Entrey. Contudo, somente os viajantes frequentes podem ser beneficiados

10:46 | 26/06/2015
NULL
NULL

Um acordo entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre a participação do Brasil no Programa 'Global Entrey' deve ser fechado ainda este ano. A informação foi divulgada pelo subsecretário-geral do Itamaraty, embaixador Carlos Antonio da Rocha Paranhos, nesta sexta-feira, 26.

Caso fechado, o acordo possibilitará uma facilitação de ingresso de brasileiros no país norte-americano por meio de guichês sem fila. Fato este que beneficiará viajantes frequentes.

Isenção

O acordo entre os dois países é analisado como um passo importante para uma eventual extinção da exigência do visto a longo prazo. Entretanto, o programa não concede a isenção do documento para ingressar nos Estados Unidos. Ou seja, o "Global Entry" facilita a entrada de viajantes frequentes que vão ao país em necessidade de trabalho.

Há cerca de dois anos, outro acordo entre os dois governos já havia sido firmado. Naquela ocasião, a proposta era que 1.500 viajantes frequentes no programa fossem liberados das filas de imigração.

Apesar da conversa entre os dois parlamentares, a iniciativa não se alastra para viajantes eventuais e pessoas que vão a turismo.

Segundo o embaixador, a situação tem que ser analisada com cautela para não ocorrer confusões. "É importante saber separa bem as coisas para não criar uma expectativa de que haveria um anúncio de isenção de vistos para os brasileiros", ressalta Paranhos.

Redação O POVO Online

TAGS