PUBLICIDADE
Notícias

Hospital que atendeu Angélica e Huck negou leitos para pacientes do Samu

Coordenador do Samu de Campo Grande, Eduardo Cury, diz que leitos eram negados ao serviço, mas foram disponibilizados para os envolvidos no acidente

09:56 | 27/05/2015
A Santa Casa de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, negou leitos para sete pacientes trazidos pelo Serviço de Atendimento Móvel Urgente (Samu). A unidade, que foi elogiada pelo atendimento rápido à família de Angélica e Luciano Huck, logo após pouso forçado no Estado, disse que não tinha condições de receber os pacientes. "A única coisa que peço é que o tratamento dado à família do Huck seja dado a todos os pacientes", disse o coordenador do Samu de Campo Grande, Eduardo Cury.

Segundo Cury, os pacientes estão recebendo atendimento da Unidade de Pronto Atendimento da prefeitura de Campo Grande, mas o local não possui aparelhos básicos para o tratamento, como respirador artificial. ''Gostaria muito que essas autoridades que viabilizaram o atendimento do Huck e da Angélica tivessem o mesmo interesse pelos outros pacientes", frisou, em entrevista ao jornal O Dia. A apresentadora foi direcionada para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde realizou os exames de praxe.

[SAIBAMAIS 3] O coordenador ainda denunciou que Luciano e Angélica fizeram tomografia computadorizada, com resultados disponíveis em duas horas. “Quando levo paciente acidentado para lá, algumas famílias me ligam porque não têm o resultado dos exames. Eu aplaudo a rapidez e só quero que esse tratamento seja dado para todos os pacientes, mas o critério que foi usado para eles, posso garantir, não é o mesmo usado para quem precisa e alguém tem que defender o pobre nesse País”, argumentou.

O piloto Osmar Vaz, que fez o pouso forçado da aeronave, também teria recebido atendimento "VIP", conforme Cury. "Ele sofreu escoriações leves e não requeria atendimento hospitalar na Santa Casa. No entanto, foi levado ao hospital para atendimento com os demais, a pedido do Secretário de Saúde do Estado [Nelson Tavares]", disse.

“Destaco que o casal e sua família não têm culpa nenhuma nisso. O erro é totalmente da Santa Casa. Quando chegam pacientes andando e conscientes de Samu, como chegaram Huck e Angélica, o encaminhamento é para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Nesse caso, foram para uma sala de UTI que nem usada era e sequer sabíamos que existia para o SUS”, completou o coordenador do Samu.

Superlotado
No dia do acidente com a aeronave dos apresentadores da Rede Globo, no domingo, 24, o hospital estava operando acima da capacidade técnica permitida. Anteriormente, a Santa Casa havia informado que não condições de atender pacientes graves que dependem de respiração artificial e leitoS de UTI.

A assessoria de imprensa do hospital informou que os envolvidos no acidente com a família Huck não apresentavam quadro grave e "não houve problemas". "O atendimento às vítimas foi feito pelo SUS, pois a ala de atendimento particular passa por reforma", completou a unidade.


Redação O POVO Online
TAGS