PUBLICIDADE
Notícias

Biblioteca Nacional disponibiliza acervo online de fotos históricas

Os documentos foram digitalizados e publicados em um portal da instituição

11:08 | 21/05/2015
NULL
NULL

Os históricos do Brasil estão cada vez mais fáceis de serem visualizados. Agora, um acervo online realizado pela Fundação da Biblioteca Nacional possibilita que materiais fotográficos históricos sejam vistos através do acesso à internet.

Cerca de duzentas mil imagens estão disponíveis no "Portal Brasiliana Fotográfica". Para o presidente da Fundação, Renato Lessa, este tipo de material deve estar cada vez mais acessível ao público. "O acervo só faz sentido se ele tiver na mão de quem tem interesse no acervo. Não adianta só guardar. Nós temos que guardar e dar a ver ao mesmo tempo", afirmou Renato.

[SAIBAMAIS1]

Pela primeira vez, esses documentos estão a disposição da sociedade em formato digital e em alta resolução. Através da parceria entre a Biblioteca Nacional e o Instituto Moreira Salles, tornar-se cada vez mais viável que personagens importantes da história brasileira sejam melhor reconhecidos e admirados.

Sem o uso de luvas para o manuseio destes documentos, apenas a imaginação e a curiosidade são requisitos necessários para viajar e descobrir novidades na história brasileira.

Outras Vantagens

Além da facilidade de acesso, a digitalização desses documentos proporciona uma melhor visualização dos arquivos. Com a possibilidade de dar zoom em cada um dos registros, uma foto que aparentemente apresenta pequenos detalhes, acaba ganhando grandes proporções de informação.

O superitendente-executivo do Instituto Moreira Salles, Flávio Pinheiro, ressalta que ao ampliar as fotos do Rio de Janeiro, por exemplo, é possível descobrir regiões que eram utilizadas como arenas de touros. Além disso, ele destaca o desenvolvimento da sociedade, "A charrete de antigamente é o taxi de hoje. O bonde virou ônibus, mas os brasileiros a caminho do trabalho são os de sempre", completa.

O melhor de enxergar registros dessa época é saber que as fronteiras entre o passado e o futuro estão cada vez menores. Com apenas alguns cliques é possível voltar no tempo e viver a época dos brasileiros de antigamente.

Redação O POVO Online

TAGS