PUBLICIDADE
Notícias

Alunos sem o 3º ano não poderão usar exame como Vestibular

De acordo com o edital do Enem 2015, o aluno com menos de 18 anos que não faz o 3º ano do ensino médio, não poderá utilizar o Enem como vestibular

07:31 | 19/05/2015
NULL
NULL

Os estudantes que pretendem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, terão que se adaptar à algumas mudanças. O Edital do concurso publicado nesta segunda-feira, 18, aponta que o aluno com menos de 18 anos que não faz o 3º ano do ensino médio não poderá utilizar o Enem como vestibular. Ou seja, estão proibidos de usar a nota para acessar o ensino superior sem passar pelo terceiro ano regular.

Ainda segundo o edital, o candidato que possuir menos de 18 anos de idade, também não poderá pegar a certificação de conclusão do ensino médio.

Enem Digital

Outra novidade prevista na edição de 2015 será a possibilidade de o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) "convidar" os participantes com idade inferior à 18 anos, e que ainda não chegaram ao último ano do ensino médio, a participarem do "Enem Digital".

A ideia de tornar a prova do Enem digital foi anunciada pelo então ministro da Educação, Cid Gomes, que fez uma consulta pública para o novo modelo. Com a prova digital, o candidato poderá agendar uma data para fazer o exame em um dos locais de prova autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).

As questões serão sorteadas em um banco público de itens nas quatro áreas de conhecimento do exame – linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias. Atualmente, o banco de questões é secreto, e o exame é impresso e feito apenas uma vez por ano, em uma mesma data para todos os candidatos.

A intenção de testar o modelo com os treineiros havia sido anunciada pelo MEC, que não havia confirmado, no entanto, que isso poderia ser feito já nesta edição.

 Redação O POVO Online com informações da Agência Brasil

 

 

TAGS