PUBLICIDADE
Notícias

PF deflagra operação contra fraudes em obras do PAC no Mato Grosso

Empresa desativada há mais de dez anos apresentou proposta para participar de licitações e venceu concorrentes. Os responsáveis pela empresa apresentavam documentos falsos, que não poderiam ter sido emitidos por uma empresa inativa. Três foram presos

10:43 | 24/04/2015
Agentes da Polícia Federal (PF) prenderam nesta sexta-feira, 24, três pessoas investigadas por suspeita de fraude em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Mato Grosso. Outros seis suspeitos detidos foram conduzidos para prestar depoimento e serão liberados após serem ouvidos. Até as 9h30 também haviam sido cumpridos oito mandados de busca e apreensão.

Os mandados de prisão, condução coercitiva e busca e apreensão foram cumpridos em Cuiabá e Sapezal, a cerca de 460 quilômetros da capital do estado. Deflagrada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), a Operação Caronte é resultado de investigações iniciadas em 2015, a partir de informações fornecidas pela CGU, que identificou possíveis irregularidades em um processo licitatório.

Segundo a PF, uma empresa desativada há mais de dez anos não só apresentou proposta para participar de licitações, como venceu as outras concorrentes. Ainda de acordo com a PF, os responsáveis pela empresa apresentavam documentos falsos, que não poderiam ter sido emitidos por uma empresa inativa.

O valor total das licitações é aproximadamente R$ 6,8 milhões, sendo que nenhum pagamento chegou a ser feito. De acordo com a CGU, os órgãos de investigação e controle atuaram preventivamente antes que os recursos públicos fossem mal utilizados ou desviados. Por meio de sua assessoria, a CGU informou que, a princípio, não vai conceder entrevista sobre o assunto.

Agência Brasil
TAGS