PUBLICIDADE
Notícias

Ceará tem quatro projetos selecionados em edital de incentivo cultural

O processo seletivo contempla 84 projetos de 11 estados brasileiros para patrocínio incentivado

11:18 | 04/03/2015
O Teatro de Portas Abertas, da Fundação Amigos do Teatro José de Alencar, o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, o Festival Ibero-Americano de Cinema e o Festival Ponto.CE 2015 foram os projetos selecionados para o processo de seleção do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados.
 
O resultado da seleção de projetos culturais para 2015 foi anunciado quinta-feira, 26. Nesta edição, foram beneficiados 84 projetos de 11 estados brasileiros, nas áreas de música, audiovisual, artes cênicas, tecnologia e novas mídias, mobile art, artes visuais, dança, intermídia e cultura popular.
 
O Programa destina recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis estaduais de incentivo à cultura. A lista inclui 54 projetos da linha de seleção nacional, anunciados nesta segunda etapa, e 30 iniciativas voltadas para a programação dos centros culturais do Oi Futuro, no Rio de Janeiro, já divulgadas na primeira etapa, dia 23 de fevereiro. 
 
Nesta edição, foram selecionados projetos culturais de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
 
Seleção
 
A seleção de projetos do edital 2014/2015 destaca iniciativas voltadas para a circulação da produção cultural brasileira e a geração de conteúdos digitais multiplataforma. 
 
Nesta edição, o programa reafirma seu apoio ao cinema brasileiro, como o Festival de Gramado (RS), o Festival do Rio (RJ), o Anima Mundi (MG) e CineCeará (CE).
 
Outra ênfase da seleção é em festivais em áreas como música, dança, teatro e cultura popular, caracterizados pela mobilização de público e reforçando o posicionamento do Oi Futuro na formação de plateias e no apoio a projetos que promovem a difusão da produção cultural realizada em todo o território nacional. Entre os exemplos, estão o Bourbon Street Fest (SP), Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (SP), FestLip (RJ), Teatro de Portas Abertas (CE) e outros.
 
Sobre o Oi Futuro
 
O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que desenvolve e apoia programas e projetos nas áreas de educação, cultura e sustentabilidade. O Oi Futuro tem um compromisso com a transformação e com a inclusão social, tendo como missão promover o desenvolvimento humano por meio das tecnologias da informação e da comunicação. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

TAGS