PUBLICIDADE
Notícias

Fies abre sistema para novos contratos; entenda como solicitar o financiamento

O Fies é um programa do Ministério da Educação usado para financiar o ensino superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas

21:15 | 12/02/2015

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estará com o sistema aberto no próximo dia 23 para novos contratos. O Sistema Informatizado do Fies (SisFies) ficará aberto até o dia 30 de abril. As inscrições poderão ser realizadas no portal do programa.

O Fies é um programa do Ministério da Educação usado para financiar o ensino superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Os alunos matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação podem recorrer ao financiamento.

Entenda como solicitar o financiamento:

Inscrição
O estudante deve efetuar a inscrição pelo SisFies. No site, o aluno vai informar dados como o número de cadastro de pessoa física (CPF), a data de nascimento e um endereço eletrônico válido. Em seguida, uma senha deve ser cadastrada para o aluno sempre usar quando acessar o sistema.
[SAIBAMAIS3]
Após prestar essas informações, o estudante receberá uma mensagem no endereço eletrônico informado para a validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFIES e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

Validação
Após realizar a inscrição, o estudante deve validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 dias, contados a partir do dia posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

Contratação
Na fase final, o aluno deve comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

Quando o estudante se inscrever, ele irá escolher a instituição bancária, assim como a sua agência de preferência.

Redação O POVO Online

TAGS