PUBLICIDADE
Notícias

Brasil é o 2° destino mais perigoso para mulheres viajarem, diz jornal britânico

Ataques sexuais, assaltos e assédio: os destinos mais perigosos do mundo para as mulheres foram listados pelo jornal britânico Daily Mail

11:33 | 25/02/2015
NULL
NULL
A Índia, com relatos que sugerem uma agressão sexual a cada 20 minutos, lidera o ranking dos países mais perigosos do mundo para as mulheres, conforme ranking do Daily Mail, divulgado na última segunda-feira, 23. O Brasil, por sua vez, é citado como o 2° destino mais inseguro para as mulheres viajarem sozinhas, com taxas de estupro que aumentam 157% - entre 2009 e 2012.

O jornal utiliza dados da organização YouGov e afirma que “imagens estonteantes de mulheres com pouco roupa no famoso Carnaval do Rio de Janeiro” mascaram a “violência de gangues criminosas e da Polícia abusiva no Brasil”. Na lista, figuram ainda destinos como Turquia, Tailândia, Egito, Colômbia, África do Sul, Marrocos, México e Quênia.

Tais destinos, conforme o Daily Mail, expõem as mulheres à “misoginia, incômodos e, em casos extremos, perigo”. O aumento dos homicídios é baseado em dados do Ministério da Saúde, que seriam, ainda de acordo com o texto, incentivado “pela cultura machista brasileira”.

Julie Kreutzer, uma das fundadoras do International Women's Travel Center, diz que é “muito diferente ir ao Brasil ou a Dinamarca como uma viajante do sexo feminino”. “Somos absolutamente a favor das mulheres serem aventureiras e ter um grande momento, mas não vamos nos iludir e dizer que elas são bem-vindas em todos os lugares”, explica, em entrevista ao jornal.

Sobre o Brasil, o Daily Mail diz ainda que as autoridades tentaram melhorar a situação durante a Copa do Mundo de 2014, “mas o estupro, a violência de gênero e os roubos a mão armada de turistas permanecem um problema”. Ainda assim, mulheres entrevistadas pelo jornal britânico responderam que os dados não devem impedi-las de viajar ao Brasil ou demais países.

“Eu diria que as mulheres devem ser espertas e ouvir os seus instintos. Não façam nada que você não faria em casa, como beber demais e sozinha, não ficar vagando durante a noite, não ir para a casa de estranhos, e ficar atenta a golpes comuns”, recomenda blogueira Amanda Williams.

Turistas
No texto sobre o Brasil, o Daily Mail lembra o caso de uma turista norte-americana estuprada no Rio de Janeiro em 2013. No Ceará, a turista italiana Gaia Molinari foi encontrada morta na Praia de Jericoacoara, no dia 25 de dezembro de 2015. Exatamente dois meses depois, a morte ainda não foi solucionada.

Quanto à Índia, o jornal lembra o caso de uma estudante japonesa que foi drogada e estuprada no norte. Amanda Williams disse que a Índia é o único lugar que ela iria pensar duas vezes antes de visitar, mas não por conta sa segurança. ”Conheço muitas mulheres que estiveram lá e amaram. Eu só não acho que eu poderia lidar com a grilagem e à falta de espaço pessoal”, pontua.

Ranking dos mais perigosos para as mulheres viajarem sozinhas
1°. Índia
2°. Brasil
3°. Turquia
4°. Tailândia
5°. Egito
6°. Colômbia
7°. África do Sul
8°. Marrocos
9°. México
10°. Quênia

Redação O POVO Online
TAGS