PUBLICIDADE
Notícias

Governo do Rio promete apuração sobre causas de acidente de trem

11:54 | 06/01/2015

O secretário de Transporte do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Osório, admitiu a gravidade do acidente envolvendo dois trens que se chocaram na noite de segunda-feira, 5, na Estação Presidente Juscelino, em Mesquita, na Baixada Fluminense, deixando cerca de 150 pessoas feridas. Segundo ele, o choque teria ocorrido por “falha inadmissível”. As causas do acidente estão sendo investigadas por técnicos da Agência Reguladora dos Transportes Públicos (Agetransp) e o secretário prometeu, dependendo do resultado das investigações, “punição rigorosa” à concessionária.

Depois de trabalharem durante toda a madrugada, técnicos e funcionários da Supervia conseguiram liberar totalmente o ramal de Japeri, no trecho mais afetado pelo acidente, entre as estações de Edson Passos e Presidente Juscelino, que voltaram a funcionar parcialmente por volta das 4h.

Durante toda a manhã, técnicos e peritos da SuperVia e também da Agetransp vistoriaram o local do acidente para recolher subsídios a serem usados pela comissão de sindicância que vai apurar as causas do acidente e deverá concluir os trabalhos em 30 dias.

Carlos Osório anunciou que até o final deste ano todos os trens antigos em circulação, como é o caso dos dois envolvidos na acidente, serão substituídos por locomotivas novas. Para ele, punir os responsáveis é importante para reduzir a possibilidade de que mais acidentes venham a ocorrer. “Foi um acidente gravíssimo. Houve sim falha inadmissível e uma apuração isenta, seguida de punição rigorosa, é uma forma de minimizar as possibilidades de que fatos como esse voltem a ocorrer.”

O secretário explicou que a locomotiva envolvida no acidente havia passado por requalificação há cerca de três anos. A expectativa agora é pelo depoimento dos maquinistas das duas locomotivas envolvidas na colisão, que deve ocorrer ainda na tarde de hoje na delegacia de Mesquita (53ª).

 

Agência Brasil

TAGS