PUBLICIDADE
Notícias

Nascente principal do Rio São Francisco seca em MG

De acordo com o diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, é a primeira vez que o evento ocorre

17:22 | 23/09/2014
NULL
NULL

A nascente do Rio São Francisco, situada dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, sudoeste de Minas Gerais, secou. Segundo o diretor do Parque, Luiz Arthur Castanheira, a nascente que secou é a principal, a primeira que corre para toda a extensão do rio, que abrange os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Castanheira afirma que é a primeira vez que algo do tipo ocorre e aponta como causa do problema a estiagem. Incêndio provocados pela seca no Parque Nacional da Serra da Canastra também agravam a situação. Nos últimos meses, os focos de incêdio tiveram de ser apagados com água do parque. Porém, Canastra ressalta que a pior agravante está mesmo na falta de chuvas.

Em entrevista ao portal de notícias G1, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, disse que, embora ainda não haja um posicionamento oficial sobre o caso, o fato é preocupante e não causa estranheza, levando em conta que esta é uma das estiagens mais graves registradas desde o início de acompanhamento histórico do São Francisco.

Para Miranda, a situação começou a se agravar em abril de 2013, e além de interferir no nível das barragens, ainda representa uma ameaça à biodiversidade do rio.

“Isso não é comum, é preocupante. Não há dúvida de que algo em grande escala está mudando em nosso ecossistema. As principais barragens do Alto São Francisco, que são a de Três Marias e Sobradinho, estão sendo ameaçadas e se aproximam do limite de volume útil de água. Ou seja, a água dos principais afluentes está chegando ao nível zero, e a biodiversidade do rio está comprometida, além de a qualidade do rio estar se deteriorando", ressaltou Miranda.

O especialista ainda pontuou que o poder o poder público deve dar prioridade à bacia hidrográfica, levando em conta sua vulnerabilidade hídrica e por figurar como uma das principais do Brasil.

O Comitê da Bacia do São Francisco deverá realizar audiências públicas com pessoas diretamente ligadas à bacia.

O Rio
O São Francisco tem extensão de 2.700 km é o maior rio totalmente brasileiro e sua bacia hidrográfica abrange 504 municípios. O rio na Serra da Canastra, em Minas, e desemboca no Oceano Atlântico, na divisa entre Sergipe e Alagoas.

Redação O POVO Online

TAGS