Participamos do

Incêndio destrói parte de centro gaúcho às vésperas de um casamento homoafetivo

Apesar dos estragos, a cerimônia está mantida e as causas do incêndio serão apuradas
14:25 | Set. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um incêndio destruiu na madrugada 11, parte do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinelas do Planalto, em Santana de Livramento (RS).

As causas do incêndio ainda serão apuradas.

Entretanto, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul não descarta a hipótese de incêndio criminoso, praticado por pessoas contrárias à solenidade, que seria realizado no próximo sábado, 13, da união de duas mulheres, durante casamento coletivo com 28 casais heterossexuais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Ainda não temos nenhum dado concreto sobre as causas, mas testemunhas informaram ter visto uma movimentação estranha de pessoas nas redondezas. Oportunamente, vamos ouvi-las oficialmente, apurar tudo e aguardar a conclusão do laudo pericial”, informou à Agência Brasil a delegada Michele Mendes Arigony.

Segundo ela, qualquer nova informação que possa ajudar nas investigações pode ser encaminhada à Delegacia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Santana de Livramento.
Por meio das redes sociais, o presidente do CTG local, Gilbert Gisler, lamentou o ocorrido. “Sinto-me triste, magoado, indignado. São 30 anos de história [do centro]”, salientou.

Em entrevista ao jornal Zero Hora, Gisler acrescentou que, minutos antes das labaredas consumirem parte do galpão, integrantes do centro faziam um churrasco no local.

Cerimônia será mantida

Apesar dos estragos, a cerimônia está mantida. O casamento coletivo é organizado pela Vara de Família do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em parceria com o Cartório de Registro Civil de Santana de Livramento.

Em março deste ano, a comarca já havia sediado o primeiro casamento homoafetivo organizado pelo Poder Judiciário gaúcho.

A proposta de que essa segunda cerimônia fosse realizada no CTG foi da diretora do Foro de Livramento, juíza Carine Labres.

O dia 13 de setembro marca o início das comemorações da Semana Farroupilha e das homenagens ao general Bento Gonçalves da Silva, líder da revolução que buscava a independência da então província do Rio Grande do Sul do Império. Bento Gonçalves é o símbolo da valentia gaúcha.

 

Agência Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente