Seminário destaca a utilização de novas tecnologias para melhorar a educação básica no País
''A natureza do processo de aprendizagem se altera com novos elementos na sala de aula'', explicou Paulo Blikstein, professor da Universidade de StanfordA utilização de tecnologias com foco na melhoria da educação no País foi uma das temáticas abordadas no 'Seminário Internacional: Redução das desigualdades educacionais a partir de pesquisas de ponta'. O encontro, realizado nesta última quinta-feira, 7, no auditório do Ministério da Educação, em Brasília, fez parte da série Diálogos Internacionais criado pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC).
A secretária de Educação Básica do MEC, Maria Beatriz Luce, reforçou a importância dos estudos sobre desigualdades. “Na educação básica estamos trabalhando com a universalização do atendimento a crianças de quatro e cinco anos, nos anos iniciais da educação, e ainda temos um desafio muito grande no ensino médio”.
O professor da Escola de Educação e do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Stanford, Paulo Blikstein, ressaltou que é preciso revisar a maneira de se medir o conhecimento para se compreender como a tecnologia contribui para a educação. “A natureza do processo de aprendizagem se altera com novos elementos na sala de aula”, explicou.
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AssineO professor afirmou ainda que é preciso definir com clareza as habilidades esperadas nos jovens do século 21, e para quais dessas habilidades a tecnologia é imprescindível. “As novas tecnologias podem oferecer novos pontos de entrada para o mundo do conhecimento”, concluiu.
Portal Brasil
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