Participamos do

Livro colaborativo ensina política para crianças

"Quem manda aqui?" é o primeiro volume de uma série de livros com tema voltado para o público infantil
19:21 | Ago. 27, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

É durante a infância que uma 'chuva de porquês' se manifesta, mas questionamentos políticos não costumam vir tão cedo. Contrariando este pensamento, o hacker Pedro Markun, junto a outros adultos, idealizaram o "Quem Manda Aqui?", um livro recheado com política, voltado para crianças de 5 a 7 anos.

O livro propõe um olhar mais leve sobre a temática, trazendo muitas imagens e poucas palavras sobre conceitos como Monarquia, Ditadura, Democracia, Desígnio Divino e Meritocracia.

O objetivo principal do grupo Laboratório Hacker é dispôr recursos para que os pequenos reflitam sobre as diferentes formas de poder e de livre escolhe. Com tais ferramentas as crianças ficam minimamente aptas a questionar as coisas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Markun explica que “todos os contos de fadas e suas representações pela Disney nos serviram de inspirações, na medida que imputam no nosso imaginário, desde cedo, personagens como reis, rainhas, camponeses e prefeitos sem dar muito espaço pra gente refletir sobre esses diferentes sistemas de governo e a coisa acaba por se naturalizar na cabeça dos pequenos”.

Depois de finalizado, o material será encaminhado para bibliotecas públicas e espaços de leitura. Com Licença Livre (CC-BY), ficará também disponível para download gratuito.

Colaboração

O projeto da obra conseguiu arrecadar, via financiamento coletivo, R$ 12.987. O valor é integralmente voltado à causa e aos seus colaboradores, que são os profissionais remunerados.

Além da ajuda financeira, a ideia do grupo é que o livro também seja escrito de forma colaborativa, a partir de oficinas em que as crianças também devem estar presentes.

 

Veja vídeo com teaser do projeto:

[VIDEO1] 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente