PUBLICIDADE
Notícias

Itaituba, no Pará, vai receber novo porto

Terminal será responsável pela movimentação de mais de quatro milhões de toneladas de grãos por ano

09:07 | 07/08/2014

A Secretaria de Portos autorizou a construção da Estação de Transporte de Carga (ETC) na cidade de Itaituba, Distrito de Miritituba, no Pará em cerimônia na última terça-feira, 5.
A previsão é de que o novo porto, que fará transbordo das cargas de carretas para balsas, seja responsável pela movimentação de mais de quatro milhões de toneladas de grãos por ano.

A ETC Cianport terá capacidade para movimentar 3,5 milhões de toneladas de granéis sólidos/ano a partir da hidrovia do Tapajós e da hidrovia do Amazonas e, futuramente, por um Terminal de Uso Privado (TUP) da empresa a ser construído em Santana (PA).

O empreendimento demandará R$ 43,8 milhões em investimentos e passará a integrar o grupo de terminais portuários privados a serem utilizados para o escoamento de grãos produzidos na região Centro-Oeste pela calha norte.

O objetivo é desafogar os portos do Sul e Sudeste e baratear o custo do frete do produto destinado à exportação.
O ministro da Agricultura, Neri Geller, destacou que o Mato Grosso e o sul do Pará são hoje a vanguarda da produção agrícola nacional. Acrescentou que o Mato Grosso produz mais de 47 milhões de toneladas de grãos, o equivalente a aproximadamente 29% a 32% da produção nacional.

Com a ETC da Cianport na Hidrovia do Tocantins, chegam a onze o número de instalações portuárias privadas autorizadas na região Norte desde dezembro do ano passado, ao amparo da nova Lei dos Portos.

Até o momento foram assinados, ao todo, 24 contratos de novos empreendimentos privados em todo o País.

Portal Brasil

TAGS