Participamos do

Globo deixará de transmitir Fórmula 1

Apenas o canal SporTV transmitirá os circuitos da categoria. Essa decisão encerra um ciclo de 44 anos de transmissão na TV aberta
22:21 | Ago. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A partir de 2015 a TV Globo não irá mais transmitir as provas do circuito mundial de Fórmula 1. Segundo o advogado da Formula One Management (FOM), Carlos Miguel Aidar, a Globo já havia acertado isso com a entidade e o acordo é para que apenas o Canal SporTV passe a transmitir as provas.

A emissora transmite o Campeonato Mundial de Pilotos desde 1980, quando cedeu os direitos de transmissão para a Bandeirantes, por entender que não haviam brasileiros competitivos na modalidade. Após Nelson Piquet vencer três provas, a emissora voltou atrás da decisão e transmitiu o Nelson Piquet sendo vice-campeão mundial.

Assim como em 1980, a Globo entende que não há nenhum piloto brasileiro competindo pelo título mundial. Além disso, a transmissão dos grandes prêmios têm tido grande queda de audiência, ficando atrás de vários programas, como o desenho Pica-Pau, na Record.

A emissora transmite os circuitos desde 14 de maio de 1972, quando exibiu o Grande Prêmio de Mônaco. A primeira exibição de uma prova aconteceu em 1970, quando a Record levou ao ar a corrida de estreia de Emerson Fittipaldi, no circuito de Brands Hatch, na Inglaterra. Com o fim das transmissões na TV aberta, um ciclo de 44 anos é encerrado.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente