Participamos do

Fortaleza é destaque em hospitalidade

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 14, pelo Ministério do Turismo, revela o Ceará em destaque para os visitantes estrangeiros da Copa 2014
12:46 | Ago. 14, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

De acordo com levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), por encomenda do Ministério do Turismo, Fortaleza se destacou positivamente pela hospitalidade e pelos preços cobrados nos táxis na avaliação do turista estrangeiro. Nos dois itens, a capital cearense aparece na segunda colocação entre todas as cidades-sede. O serviço de táxi foi bem avaliado por 89,9% dos usuários e a hospitalidade, por 99,2% dos visitantes de fora do Brasil.

Outros quesitos em que Fortaleza aparece em destaque no cenário nacional são os serviços de câmbio (73,5%) e o preço do transporte público (88,2%). Nesses dois itens, a capital cearense ficou 5,7 e 2,1 pontos percentuais respectivamente acima da média nacional. “A pesquisa nos permite visualizar quais são as vantagens comparativas das cidades-sede levando-se em consideração o público de grandes eventos”, comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lages. Para 83%, o aeroporto de Fortaleza foi considerado bom, 3,2 pontos percentuais acima da média nacional.

Entre aqueles que foram ao Ceará, 91,8% deles afirmaram que pretendem voltar ao Brasil. Para 78,3% deles a experiência turística atendeu plenamente ou superou a expectativa inicial. A maioria dos visitantes era homem (87%), tinha renda familiar de US$ 7.164 e estava no Brasil pela primeira vez (64,5%).

Fortaleza dos brasileiros

Outra pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com 6,5 mil brasileiros revelou que 63,1% do público interno que passou por Fortaleza tem renda familiar superior a R$ 7,2 mil. Para 93,2% deles, o atendimento e receptividade da capital cearense foram considerados bons ou muito bons. As opções de lazer tiveram avaliação positiva de 95% dos brasileiros.

Os paulistas (34,7%) foram os que mais visitaram Fortaleza, seguidos dos cariocas (7,7%) e dos paraenses (6,6%). A maioria (64,5%) dos turistas domésticos já conhecia Fortaleza e praticamente sete entre cada dez (69,2%) deles ficaram em hotel, pousada ou flat.

A grande maioria (91,7%) nunca havia participado de uma Copa do Mundo e 96,9% afirmaram que já haviam assistido ou ainda assistiriam jogos nos estádios. Mais da metade (51,7%) dos turistas domésticos aproveitou a Copa para realizar atividades turísticas em Fortaleza.

Portal Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente