PUBLICIDADE
Notícias

ProUni recebe 211 mil inscrições no primeiro dia

Número representa mais do que o dobro de inscrições realizadas no mesmo período da edição do ano anterior

16:37 | 10/06/2014

O primeiro dia de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 211.667 inscritos até as 19h de segunda-feira, 9, segundo balanço realizado pelo Ministério da Educação (MEC). O prazo para tentar uma vaga no programa termina na quarta-feira, 11.

Diferentemente de outras edições, o período de inscrições foi reduzido de cinco para três dias. O estudante que atende aos pré-requisitos para tentar uma bolsa de estudo (saiba mais abaixo) deve acessar o site do ProUni para realizar a sua
inscrição.

De acordo com o MEC, o número representa mais que o dobro (150% a mais) do total verificado no primeiro dia da mesma edição do ano anterior (2013), quando 84.456 candidatos se habilitaram às bolsas disponíveis.

O ProUni concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação.  A seleção ocorre duas vezes por ano.

Pré-requisitos

Os candidatos podem concorrer a 115.101 bolsas em 22.139 cursos de 943 instituições de ensino superior. Para isso, é preciso ter cursado o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos por pessoa.

O candidato também deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado zero na redação. Quem se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a vagas em instituições públicas, também pode se candidatar ao ProUni.

Confira abaixo o cronograma do ProUni:

• Inscrições: de 9 a 11 de junho
• Resultado da primeira chamada: 15 de junho
• Comprovação de informações: de 16 a 24 de junho
• Resultado da segunda chamada: 4 de julho
• Comprovação de informações: de 4 a 11 de julho
• Adesão à lista de espera: 21 e 22 de julho
• Comprovação de informações dos candidatos em lista de espera: 29 e 30 de julho.

Portal Brasil

TAGS