Participamos do

Indonésia é o país com maior índice de desmatamento

A Indonésia desmatou 8,4 mil quilômetros quadrados de floresta em 2012; quase o dobro do desmatamento da Amazônia, no Brasil, no mesmo ano
15:42 | Jun. 30, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um novo estudo publicado neste domingo, dia 29, pela revista científica Nature Climate Change, indica a Indonésia como o novo vilão do desmatamento. Segundo a pesquisa, a Indonésia desmatou 8,4 mil quilômetros quadrados de floresta em 2012. Isso representa quase o dobro do desmatamento da Amazônia no mesmo ano, quando o Inpe encontrou cerca de 4 mil quilômetros quadrados de área desmatada.

Para elaborar o estudo, foram usados dados de satélites para monitorar o desmatamento das principais ilhas da Indonésia. O objetivo era calcular a quantidades de áreas derrubadas.

O desmatamento na Indonésia coloca em risco de extinção várias espécies de animais e plantas; o orangotango e o tigre-de-sumatra são exemplos disso. Além disso, o desmatamento libera quantidades elevadas de gases efeito estufa.

A Indonésia é o terceiro país que mais contribui com o aquecimento global, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Apesar dos números ainda serem altos no Brasil, as taxas de desmatamento estão caindo.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente