Participamos do

Cubanos que desistem do Mais Médicos são minoria

19:03 | Jun. 04, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou nesta quarta-feira, 4, durante participação em audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, que os médicos cubanos que desistem do programa Mais Médicos são minoria.

De acordo com o ministro, apenas 14 médicos dos mais de 11 mil cubanos que participam do programa desistiram, ou seja, apenas 0,1%. Em contrapartida, dos cerca de 1.500 profissionais brasileiros que participam do Mais Médicos, 131 desistiram, o que representa 8,4%. “A grande maioria desistiu porque passou na residência”, explicou. Dos 1.038 médicos intercambistas individuais, 0,8% abandonou o projeto.

Chioro informou que mais de 14 mil médicos oferecidos pelo programa à população atendem mais de 2.300 municípios. Ainda de acordo com o ministro, o Mais Médicos aumentou em 34% as consultas médicas, reduzindo em 21% os encaminhamentos aos hospitais, além da elevação em 11% no atendimento pré-natal. Cerca de 49 milhões de brasileiros estão sendo beneficiados.

Chioro destacou que os médicos cubanos ocupam as áreas recusadas pelos profissionais brasileiros e pelos intercambistas individuais. “Isso permite que, hoje, haja médicos nos municípios com piores índices de desenvolvimento humano (IDH), em tribos indígenas, em populações ribeirinhas”, colocou.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente