PUBLICIDADE
Notícias

Banco Central apresenta medida para identificação de dinheiro falso

10:35 | 12/06/2014

O Banco Central apresentou na última quarta-feira, 11, o aplicativo Dinheiro Brasileiro (para iOS e Android), no qual disponibiliza informações sobre os elementos de segurança do real. Ainda foi lançada uma nova versão do aplicativo Câmbio Legal, que identifica locais de compra e venda de moeda estrangeira.

Os aplicativos para celular e tablet estão disponíveis em português, inglês e espanhol e podem ser baixados gratuitamente na App Store e na Google Play Store.

De acordo com o site MT Agora, para utilizar o aplicativo Dinheiro Brasileiro é necessário aproximar a cédula a ser analisada da câmera do aparelho. O app aponta onde ficam os elementos de segurança para que os brasileiros ou os turistas estrangeiros possam verificar se a nota testada é verdadeira.

O Banco Central informa que a ideia é que o próprio usuário faça a verificação em caso de dúvida, já que o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade das notas.

Até maio deste ano, foram recolhidas 132,3 mil notas de real falsificadas. A de R$ 100 da segunda família foi a mais copiada, com 37,7 mil unidades. O Banco Central orienta que para quem recebeu uma cédula falsificada, sem perceber, é entregá-la a um banco.

 

Câmbio legal
O BC também lançou uma nova versão do aplicativo Câmbio Legal (para iOS e Android), criado no ano passado.  A ferramenta para dispositivos móveis, que localiza pontos de compra e venda de moeda estrangeira, conta com novas funcionalidades. Agora, o usuário pode consultar o Valor Efetivo Total (VET) cobrado nas operações de câmbio nas instituições desejadas. O aplicativo também faz a conversão de mais de 160 moedas diferentes e mostra o histórico das cotações realizadas.

 

Redação O POVO Online

TAGS