Participamos do

Piloto freia avião antes de decolar para evitar acidente no ar

Uma outra aeronave surgiu na rota do avião que estava prestes a sair do Aeroporto de Aracaju. Segundo o piloto, o choque aconteceria 20 segundos após a decolagem
11:51 | Mai. 15, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um piloto da companhia aérea Azul freou bruscamente o avião momentos antes da decolagem para evitar uma colisão com outra aeronave no Aeroporto de Aracaju, em Sergipe. Segundo a Agência Estado, o voo sairia às 12h35min da última quarta-feira, 14, com destino a Maceió, em Alagoas.

De acordo com o piloto, se a medida não tivesse sido tomada as aeronaves teriam colidido aproximadamente 20 segundos após a decolagem. O alagoano Luciano Cabral, um dos passageiros que estavam no voo da Azul, filmou o momento em que o piloto descreve por que tomou a decisão de abortar a partida e postou em seu Facebook.

[VIDEO1]

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


O piloto ainda relata no vídeo que a aeronave à frente não era visível porque operava "por instrumentos". Somente o Sistema Anticolisão de Tráfego (TCAS) identificou a possível batida. O tal equipamento, que se comunica com outras aeronaves, informa ao piloto os procedimentos para evitar uma colisão.

Ainda de acordo com a Agência Estado, como o avião da Azul estava no chão, a única solução encontrada pelo comandante foi a de acionar o freio. "(A aeronave) estava em torno de 120 metros da gente, a 1 quilômetro de distância do nosso prolongamento. Deus me livre, a gente acertaria ele em 20 segundos depois de decolar", disse o piloto. "Então tivemos que abortar a decolagem. Essa é uma decisão muito rápida."

Conflito de tráfego. Em nota, a Azul afirmou que teve a decolagem abortada "após receber indicação de potencial conflito de tráfego" por causa "da presença de outra aeronave em sua trajetória". A aeronave foi inspecionada por técnicos e liberada para o voo com atraso de uma hora. A companhia disse "lamentar eventuais transtornos" e ressaltou que a ação foi "de caráter preventivo".

Procurada para explicar o incidente, a Aeronáutica, responsável pelo controle de tráfego aéreo, disse que "está averiguando" o caso.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente