Participamos do

Juiz retira palavras e agora considera candomblé e umbanda como religiões

Eugenio Rosa de Araújo admitiu em nota o "forte apelo dado pela mídia e pela sociedade civil"
09:04 | Mai. 21, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Eugênio Rosa de Araújo, juiz da 17ª Vara de Fazenda Federal do Rio de Janeiro, avaliou novamente os fundamentos da sentença onde havia declarado que candomblé e umbanda não são considerados religiões e sim cultos. A mudança de postura foi divulgada no início da noite da última terça-feira, 20, em nota veiculada pela assessoria de imprensa da Justiça Federal do RJ. No texto em que assume o erro e modifica parte do conteúdo da sentença, o juiz afirma que “o forte apoio dado pela mídia e pela sociedade civil, demonstra, por si só, e de forma inquestionável, a crença no culto de tais religiões”.

De acordo com o site O Globo, Eugênio Rosa diz ainda que teria sido alvo de pesadas críticas pela declaração inicial, reforça que está promovendo uma “adequação argumentativa para registrar a percepção deste Juízo de se tratarem os cultos afro-brasileiros de religiões”. Em outro momento do novo texto, ao relatar sobre religiões, ele justifica que “suas liturgias, deidade e texto base são elementos que podem se cristalizar, de forma nem sempre homogênea”. Na sentença oficial, o magistrado havia sustentado que uma doutrina tem que seguir um livro-base, como o Corão ou a Bíblia, por exemplo, para ser considerada religião, o que não acontecia, segundo ele, com as crenças de matrizes africanas.

Ele não muda, entretanto, o teor da sentença em si. O magistrado reafirma a negativa dada na ação movida pelo Ministério Público Federal do RJ que solicitava a retirada do YouTube de 15 vídeos considerados ofensivos à umbanda e ao candomblé. No mesmo caminho, via assessoria, o juiz federal informa que “manteve o indeferimento da liminar pela retirada dos vídeos no Google postados pela Igreja Universal e esclarece que sua decisão teve como fundamento a liberdade de expressão e de reunião”.

Ainda segundo o site O Globo, o autor da ação movida pelo Ministério Público Federal que queria a retirada dos vídeos da internet, o advogado e babalorixá Márcio de Jagun, recebeu bem a notícia. Ele diz que a sociedade civil mostrou sua união e as religiões de matriz africana demonstraram que “têm força não apenas social, mas também política”. Ele ponderou, no entanto: "O reconhecimento do erro é sempre bem-vindo, mas o ideal é que ele não fosse resultante especificamente da pressão popular e que o Poder Público reconhecesse a cultura nacional como parte de seus instrumentos. E, sabemos, a religiosidade é sempre parte da cultura. Mais felizes nós ficaríamos se ele reconhecesse que os vídeos deveriam ser retirados".

Márcio de Jagun ainda afirma que o ato público marcado para as 17h desta quarta-feira, 21, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio, para discutir a postura judicial, não será desmobilizado em função da mudança de postura do juiz. A intenção, agora, de acordo com os organizadores do evento, é avaliar as melhores formas de agir para que os vídeos sejam suspensos do YouTube.
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente