Participamos do

Bélgica recomenda reservar dinheiro para assaltante no Brasil

O governo do país recomenda aos cidadãos que não carreguem muito dinheiro, apenas "algumas dezenas de reais" em caso de assalto
11:28 | Mai. 13, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As recomendações oficiais do governo da Bélgica para os cidadãos que vêm à Copa no Brasil incluem ter um pouco de dinheiro reservado na carteira caso aconteça assalto. A quantia recomendada são “algumas dezenas de reais”.

“Não mantenha consigo grandes somas, mas esteja pronto para dar um mínimo de dinheiro em casos de ataques (algumas dezenas de reais, somente) e esteja muito atento ao usar cartões de crédito”, diz o aviso feito e enviado pelo Ministério de Relações Exteriores do país.

Segundo o site Exame.com, a última atualização do arquivo é datada de novembro do ano passado, porém ele aparece como ainda “válido” na data de hoje, no site oficial.

Ainda assim, quando viram recomendações oficiais, causam polêmica: a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia teve que tirar do ar, em 2013, parte de suas sugestões aos moradores do estado.

“Carregue um pouco de dinheiro (para satisfazer o ladrão), mas poucos cartões”, falava o site do órgão na época.

Já no caso da Bélgica, os conselhos aos viajantes, que é um hábito na maioria dos países, incluindo o Brasil, para garantir a integridade e a segurança dos seus em outros territórios, são recheados ainda de dicas de segurança para as principais cidades, como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

A ironia involuntária é que o aviso consta entre os itens “modos de pagamento”, na aba “informações práticas”, e não na parte que fala de “segurança geral”.
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente