Participamos do

1 em cada 5 professores de 6° a 9° ano não fez curso superior

De acordo com dados do Censo Escolar, compilados pela ONG Todos pela Educação, 35,4% dos profissionais não são habilitados para dar aula, já que não possuem licenciatura
09:09 | Abr. 23, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em 2013, 21,5% dos professores brasileiros lecionando nas séries finais do ensino fundamental (entre o 6º e o 9º ano) não tiveram conclusão do ensino superior. De acordo com dados do Censo Escolar, compilados pela ONG Todos pela Educação, 35,4% dos profissionais não são habilitados para dar aula, já que não possuem licenciatura.

Já no ensino médio, os números chegam a 22,1% de profissionais sem licenciatura. Os cargos acabam sendo ocupados por profissionais das áreas administrativas ou jurídicas que acabam dando aulas de matérias como física, química, biologia, entre outras.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional aponta que todos os docentes de ensino fundamental e médio devem ter, no mínimo, certificado de ensino superior em pedagogia ou uma licenciatura para estar em sala de aula. No entanto, o País ainda não conseguiu superar o déficit de formação do professorado.

Apesar da criação de programas de incentivo à formação dos professores, como cursos de licenciatura a distância da UAB (Universidade Aberta do Brasil) ou bolsas de curso superior específicas para quem quer se tornar professor, especialistas consideram que ainda falta uma política coordenada.

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente