PUBLICIDADE
Notícias

Autoridades brasileiras solicitam informações pessoais de usuários ao Facebook

20:51 | 27/08/2013
O governo brasileiro pediu ao Facebook 715 informações de dados sobre 857 contas de usuários da rede social. Das solicitações, 33% foram atendidas pela empresa. O Facebook divulgou, nesta terça-feira, 27, o Relatório Global de Requisições de Autoridades. As informações pessoais dos usuários são solicitadas pelos governos de vários países geralmente para fins de investigação oficial, como casos criminais, roubos ou desaparecimentos. As requisições que constam no relatório são do primeiro semestre de 2013.

Os Estados Unidos, que recentemente foi acusado pelo ex-agente da CIA, Edward Snowden, de espionar e-mails e telefonemas de cidadãos de vários países do mundo, inclusive o Brasil, lidera a lista de solicitações de informações ao Facebook. Durante os seis primeiros meses deste ano foram realizados entre 11 mil e 12 mil pedidos, totalizando entre 20 mil e 21 mil usuários. Os números não são exatos, pois a legislação norte-americana permite apenas a divulgação de números aproximados. No entanto, de acordo com o relatório, o governo dos Estados Unidos será pressionado para dar maior transparência em relação às solicitações.

O relatório informa também que a empresa tem a intenção de fazer divulgações de informações solicitadas por autoridades regularmente. O Brasil está em sexto lugar no ranking de países que mais solicitaram informações.

Redação O POVO Online

TAGS