PUBLICIDADE
Notícias

Polícia volta a usar bomba de gás para dispersar protesto em Brasília

20:11 | 20/06/2013

22h37

 

A Polícia Militar voltou a usar bombas de gás lacrimogêneo para dispersa os manifestantes que continuam protestando em frente ao Congresso Nacional. Houve corre-corre e uma cortina de fumaça se formou em frente à sede do Legislativo. Não é possível saber até o momento o que motivou os policiais a disparar as bombas.

Mais cedo, um grupo de manifestantes ateou fogo em estruturas de lonas que estavam no gramado da Esplanada dos Ministérios. Uma parte dos manifestantes gritava "Sem vandalismo". A polícia não estava no local. As estruturas foram montadas para abertura da Copa das Confederações, no último sábado, 15, onde foram instalados telões para os torcedores acompanharem a estreia da seleção brasileira na competição.

 

21:46

 

Cerca de 10 mil pessoas continuam no protesto em frente ao Congresso Nacional, calcula a Polícia Militar. No ínicio, a manifestação reuniu mais de 20 mil pessoas. Muitos manifestantes deixaram o local após um pequeno grupo ter invadido o Palácio do Itamaraty e ter quebrado vidraças do prédio. Outra parte seguiu em direção ao Eixão, uma das principais vias da cidade. Porém, agora, eles estão retornando para a Esplanada dos Ministérios.

Após a invasão do Itamaraty, a maioria dos manifestantes condenou os atos de vandalismo.

Um grupo tentou furar o bloqueio da polícia em frente ao Congresso Nacional e os policiais jogaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar as pessoas. Houve corre-corre no momento do tumulto. Muitas pessoas tentando fugir da fumaça e com dificuldade de enxergar.

O cabo da Polícia Militar Washington Silva, de 35 anos, foi ferido há pouco por um manifestante, que escondia o rosto com panos e usou um pedaço de pau, que prendia uma faixa, para atingir a cabeça do policial. Como Silva estava com capacete, não apresentou ferimentos visíveis, mas desmaiou com a agressão. O PM foi levado ao Serviço Médico da Câmara para fazer uma tomografia. Durante o confronto, um jornalista também foi ferido, por uma bala de borracha.

 

20:48

 

Os manifestantes que invadiram o Palácio Itamaraty deixaram o prédio, retirados pela Polícia Militar (PM). Enquanto permaneceram no local, eles quebraram vidraças e puseram fogo no interior do prédio. As chamas já foram apagadas.

Pelas estimativas da PM, 20 mil pessoas participam do protesto em frente ao Congresso Nacional. Um grupo de manifestantes tentou furar o bloqueio em frente ao Congresso e os policiais jogaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersá-los.

 

20:11

 

Um grupo de manifestantes que participam do protesto na Esplanada dos Ministérios voltou a invadir o Palácio Itamaraty. É a segunda vez que o grupo entrou no prédio. Os manifestantes quebram vidraças e colocaram fogo no interior do prédio, que é sede do Ministério das Relações Exteriores.

Na primeira invasão, eles permaneceram poucos minutos do local e acabaram sendo retirados do prédio. As equipes de segurança ainda não cobnseguiram tirar o grupo do local.

O cabo da PM Washington Silva, de 35 anos, foi ferido por um manifestante em frente ao Congresso Nacional. O manifestante escondia o rosto com panos e usou um pedaço de pau, usado para prender uma faixa, para atingir a cabeça do policial.
[SAIBAMAIS]
Como Silva usava capacete, não apresentou ferimentos visíveis, mas desmaiou com a agressão. O PM foi levado ao serviço Médico da Câmara para fazer uma tomografia. Durante o confronto, um jornalista também foi ferido por uma bala de borracha.

Agência Brasil

TAGS