PUBLICIDADE
Notícias

Pesquisa diz que 82% dos brasileiros acham fácil descumprir a lei

O levatamento também diz que 79% acreditam que as pessoas apelam para o "jeitinho" e 54% dizem existir poucas razões para obedecer às leis no país

21:57 | 26/04/2013

Um pesquisa dilvugada na tarde desta sexta-feira, 26, pela faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (Direito-GV) mostrou que 82% dos brasileiros reconhecem que é fácil desobedecer às leis no Brasil. O estudo ainda diz que 79% acreditam que, sempre que possível, as pessoas apelam para o "jeitinho", evitando cumprir as normas legais. Outros 54% dizem existir poucas razões para obedecer às leis no país.

O levantamento mostrou também que os brasileiros dão menos importância às ordens de policiais que a de juízes. A coordenadora da pesquisa, Luciana Gross Cubga, acrescentou que enquanto 81% dos brasileiros entendem que devem obedecer decisões judiciais que determinem pagamento a alguém, apenas 41% acreditam que devem obedecer uma ordem de um policial, mesmo que discordem dela.

"As pessoas acham que cumprir a lei não vale a pena, não percebem que é importante obedecer as leis, independentemente de seu ganho individual e imediato", afirma Luciana.

Outros dados que chamam a atenção são sobre obediência à norma que criminaliza a compra de produtos piratas. O estudo informa que apenas 54% dos entrevistados responderam que é provável ou muito provável que a compra de um CD ou DVD falso resultará em punição e só 64% acham que se fizessem isso seriam reprovados moralmente por amigos e familiares. Além disso, 91% das pessoas que responderam à pesquisa disseram ter comprado CD ou DVD pirata nos últimos 12 meses.

Pesquisa

O estudo foi realizado por meio de questionários com 3.300 pessoas maiores de 18 anos de oito estados do Brasil, entre outubro de 2012 e março de 2013. O Índice de Percepção do Cumprimento da Lei (IPCLBrasil), que mede como as pessoas se comportam em relação ao cumprimento da lei e como elas enxergam a possibilidade de punição e adequação moral no caso de descumprimento, foi de 7,3 numa escala de zero a 10 (sendo 10 um total comprometimento com o cumprimento da lei). Para que seja possível comparar as taxas ao longo do tempo, o levantamento continuará sendo realizado nos próximos meses.

Redação O POVO Online

TAGS