PUBLICIDADE
Notícias

DF começa a vacinar meninas de 11 a 13 anos contra o HPV

A criança ou adolescente na faixa etária definida precisa de autorização dos pais para receber a dose, aplicada em três etapas

07:23 | 04/03/2013
NULL
NULL

O governo do Distrito Federal (GDF) vai iniciar esta semana a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) em meninas de 11 a 13 anos que estudam em escolas públicas e privadas. A imunização será feita por profissionais da saúde. Os professores foram capacitados para orientar os alunos sobre a importancia da imunização.

A criança ou adolescente na faixa etária definida precisa de autorização dos pais para receber a dose, aplicada em três etapas. De acordo com a secretaria, os pais estão sendo orientados pelos colégios para permitir a vacinação.

Em setembro do ano passado, o Senado aprovou projeto de lei que prevê que meninas de 9 a 13 anos tenham o direito de receber gratuitamente na rede pública de saúde a vacina contra o HPV. O texto, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados.

A Secretaria de Saúde do DF, em parceria com a Secretaria de Educação, decidiu imunizar, em um primeiro momento, apenas meninas de 11 a 13 anos em razão do preço elevado da vacina. A expectativa é que, nos próximos anos, toda a faixa etária prevista no projeto receba a dose.

O GDF destacou que a dose é nova no calendário de vacinação da rede pública, mas tem a eficácia garantida. Reações adversas como febre podem ser registradas como em qualquer outro processo de imunização. O alerta maior é que a vacina protege apenas contra o HPV e não previne as demais doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Erramos: Na informação anterior, foi dito que os alunos seriam medicados no próprio colégio pelos professores que, segundo a Secretaria de Saúde, foram capacitados para a ação. Mas segundo a assessoria, quem vai aplicar a imunização serão profissionais da saúde.

ABR

TAGS