Participamos do

Número de inscrições no Sisu chega a 627 mil

17:21 | Jan. 07, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Até 16h desta segunda-feira, 7, foram registrados 627 mil inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo o Ministério da Educação (MEC), o total de inscrições passa de um milhão — cada candidato pode fazer até duas opções de curso. O Sisu entrou no ar no ar por volta de zero hora. Na primeira hora de funcionamento, registrou mais de 80 mil candidatos inscritos.

Nesta primeira edição de 2013, são 129.319 vagas ofertadas, em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do Sisu. Antes da abertura do sistema, vinte mil pessoas já estavam logadas. Com a abertura das inscrições, o número saltou para 50 mil.

Inscrições até sexta
As inscrições serão encerradas às 23h59 da próxima sexta-feira, 11. Neste período, o sistema estará aberto de forma ininterrupta, com base no horário oficial de Brasília.

Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. O candidato pode fazer até duas opções de curso.

No momento da inscrição, terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma — por meio de cotas decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto último, de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência. Ao longo do período de inscrições, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.

Falha no sistema
Uma falha no site do Sisu fez com que candidatos tivessem acesso a dados pessoais de outros estudantes assim que as inscrições começaram, na madrugada desta segunda-feira, 7. Os dados vazados incluem nome, telefone, e-mail e as notas obtidas Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O MEC admitiu que durante alguns minutos o sistema apresentou problemas permitindo a visualização de dados de outros candidatos, mas esclareceu que não era possível alterar os dados. O Ministério também informou que o problema foi solucionado.

As regras e o cronograma da primeira edição de 2013 do Sisu constam do Edital da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC nº 20/2012, publicado no Diário Oficial da União de 26 de dezembro último, seção 3, páginas 24 e 25.
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente