PUBLICIDADE
Notícias

Policiais usarão armas de choque contra viciados em crack

10:19 | 14/11/2012
divulgação
divulgação

No combate ao avanço do crack no país, o Ministério da Justiça lançou uma série de medidas que deverão ser seguidas à risca, uma delas promete causar polêmica : os policiais de todos os estados  poderão utilizar armas de choque e spray de pimenta para conter dependentes da droga.

A utilização de força policial, incluindo armas não letais, para o controle de dependentes é controversa. As medidas  que já estão sendo utilizadas desde o início deste ano em São Paulo em parceria com a prefeitura,  tem enfrentado várias criticas de especialistas, que defendem foco maior em saúde. A orientação para o uso de armas de choque, chamadas de taser, é da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), ligada ao ministério.

A determinação foi motivada pela portaria 4.226, de 2010, do ministério e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência. A orientação é que as armas sejam usadas unicamente por policiais treinados.

Já estão no programa federal 12 Estados, totalizando R$ 62 milhões em recursos. O Rio recebeu mais recursos: R$ 9 milhões. O próximo a aderir deve ser São Paulo.
O programa também prevê além de amas, treinamento de policiais e a compra de câmeras para monitorar as “cracolândias”.

 

Redação O POVO Online

TAGS