PUBLICIDADE
Notícias

Apenas 6,2% dos municípios planejam reduzir riscos de desastres naturais

12:08 | 13/11/2012
NULL
NULL

Em 2011, apenas 344 municípios brasileiros tinham planos de redução dos desastres naturais e recuperação ambiental preventiva. O número equivale a 6,2% do total de 5.565 municípios.

Destes, 564 (cerca de 10%) elaboravam o documento no ano passado e 1.812 (32,5%) declararam ter algum programa ou ação de gerenciamento de riscos. Entre as ações mais executadas estão a drenagem urbana (em 1.135 cidades) e redes e galerias de águas pluviais (em 1.090 cidades).

Os dados foram divulgados hoje pela Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Perfil dos Municípios de 2011. A existência de planos para redução de riscos nas cidades foi pesquisada pela primeira vez pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a gerente da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, Vânia Pacheco, os números mostram avanços. “Nem todo município brasileiro precisa realmente de um plano municipal de redução de risco. Seria bom que todos tivessem, mas eu acho que já é um movimento bem positivo”, afirma. Ela ressalta ainda que o governo federal lançou o Plano Municipal de Riscos em agosto deste ano.

O plano mapeia riscos ambientais e traça metas para a prevenção e controle de desastres. As ações de gerenciamento tentam prevenir esses riscos isoladamente, com programas e obras de drenagem urbana e construção de muros e diques, por exemplo.

Redação O POVO Online com informações da Agência Brasil

TAGS