PUBLICIDADE
Notícias

Empresa vende diplomas de dez instituições cearenses a partir de R$ 410

São disponibilizados diplomas de ensino médio, técnico e superior em diversas instituições do Brasil

10:37 | 10/10/2012
NULL
NULL

Atualizada às 14h30min do dia 11/10

Um site oferece diplomas de graduação de universidades federais e particulares de todo o País. A partir de R$ 410, qualquer pessoa pode conseguir a certificação de graduação em curso superior. Dez instituições cearenses figuram na enorme lista disponibilizada pela empresa Educacional Center. O caso foi denunciado nesta quarta-feira, 10, pelo jornal O Globo.

"Você pode obter um diploma de nível superior conosco com total sigilo e segurança. Sem receio de perder o dinheiro ou de ter um documento sem validade", diz o perfil da empresa, que afirma que os diplomas são validados pelo Ministério da Educação, com publicação no Diário Oficial da União.

A página do Educational Center ainda traz uma discussão ética na seção Garantias. "É preciso saber distinguir o certo do duvidoso. Um grupo de profissionais que disponibilizam formas de pagamento facilitadas como a nossa, tendo uma postura ética, e amparados legalmente é muito importante."

Em contato com O POVO Online, o Ministério da Educação negou o suposto aval e vai acionar o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para investigar o caso.

Reclamação na web

Um dos principais sites de reclamação de consumidores, o Reclame Aqui tem registrada a postagem de um suposto cliente do Educational Center, com o endereço de Guaratinguetá – SP, que alega ter depositado o dinheiro para o pagamento do diploma, mas não ter recebido nenhum retorno da suposta empresa. A reclamação tem a data do dia 3 de outubro de 2012.


No mesmo dia, a resposta da empresa para o problema do tal cliente é de que “o documento foi enviado, estava nos correios e devido à greve pode ter havido algum problema pois não nos responsabilizamos caso os pacotes sejam abertos e confiscados. Obrigado.”.

O cliente continua a reclamação, no dia 8 de outubro, após o comentário da empresa, dizendo que, no site, a promessa era de que o documento seria enviado por Sedex, com o número de rastreio correspondente, informações que não foram enviadas.  Não houve respostas seguintes da empresa no Reclame Aqui. 

Confira lista das dez instituições cearenses disponíveis no site:

Faculdade Latino Americana de Educação
Faculdade Leão Sampaio
Faculdade Farias Brito - FFB
Universidade Camilo Castelo Branco - Unicastelo
AIEC
Universidade Estadual do Ceará - UECE
Universidade de Fortaleza - Unifor
Universidade Estadual Vale do Aracaú - UVA
Universidade Regional do Cariri - Urca
Universidade Federal do Ceará - UFC


Posicionamentos

O POVO Online entrou em contato com as instituições que a empresa diz ter vínculo. O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, está em Brasília e disse que tomou conhecimento do caso nesta manhã. “Vamos acionar a procuradoria da Universidade Federal do Ceará”, afirmou. Ele lembrou que outro problema similar ocorreu recentemente em relação à validação de diplomas estrangeiros. “O caso está sendo tratado também pela Polícia Federal. Nesse caso, quem deve cuidar também é Polícia Federal”, reiterou. 

Em nota, o diretor geral da Faculdade Latino Americana de Educação (Flated), Célio Roberto da Silva, declarou "que se trata de um golpe virtual que envolve não só a Flated, como também outras instituições sérias do Brasil e do Estado do Ceará", e acrescentou: "Como temos um trabalho sério, ético e legal não teremos a nossa integridade abalada e esperamos da justiça uma solução e penalidades aos idealizadores desse crime. Apresento a minha indignação por ver  o trabalho que a nossa instituição vem fazendo , com uma educação de qualidade, com professores qualificados, em uma evolução contínua, se tornar alvo de um processo como este, mas nos sentimos aliviados por haver Órgãos públicos interessados em resolver estes casos de afronta a moral e ética profissional contra instituições sérias desse país".

 Em nota, a Universidade Estadual do Ceará (Uece), informou que a instituição “não tem qualquer vínculo nem convênio com essa empresa e que não é responsável” pela venda.

A reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Otonite Duarte, disse que os diplomas da Urca são emitidos pela própria instituição e que não existe nenhum convênio com qualquer empresa que realize esse serviço. “Vamos tomar as providências jurídicas e, inclusive, policiais sobre esse caso”, afirmou ao O POVO Online. 

O vice-reitor de graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor) enviou a seguinte nota: "A Universidade de Fortaleza afirma enfaticamente que desconhece tal ação criminosa e reitera que seus documentos acadêmicos, especialmente os diplomas, possuem inúmeros dispositivos de segurança visando assegurar a sua autenticidade. Os diplomas de graduação e pós-graduação da Unifor possuem vários elementos de segurança, tais como marca d´água, fibras coloridas, impressão em alto-relevo, fundos especiais, registro coincidente, fita de segurança, marca tátil, dentre outras, tornando muito complicada a fraude. A Universidade acompanhará as investigações e está à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos".

A diretoria da Faculdade Farias Brito (FFB) está consultando o departamento jurídico das Organizações Farias Brito para dar um pronunciamento.

A Faculdade Leão Sampaio, da região do Cariri, tomou conhecimento do caso através do O POVO e se pronunciou através do diretor-presidente Jaime Romero. "A Faculdade Leão Sampaio tem toda a preocupação com o certificado de conclusão de curso, com papel especial e marca d'água. É realizado um controle rígido com numeração e registro federal destes diplomas. Claro que não existe nenhum tipo de participação com essa entidade. Esperamos que o poder público tome posições rápidas e severas quanto a isso."

A Faculdade Latino Americana de Educação, com sede na Parangaba, em Fortaleza, disse que ia encaminhar o caso para o quadro administrativo da instituição.

Thadeu Braga, Elias Bruno, Jéssica Welma e Juliana Diógenes
Redação O POVO Online

TAGS