PUBLICIDADE
Notícias

Prefeitos das maiores cidades do planeta debaterão efeito estufa durante a Rio+20

15:56 | 27/05/2012
Rio de Janeiro - As 60 maiores cidades do planeta prometem estabelecer metas para redução da emissão de gases do efeito estufa em um encontro paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio%2b20). A informação foi passada pelo prefeito Eduardo Paes, que integra o C40 (organização que abrange as maiores cidades interessadas em desenvolver políticas sustentáveis e ações locais para enfrentar mudanças climáticas).

O C40 se reunirá no Rio entre os dias 17 e 19 de junho no Forte de Copacabana. O objetivo é compartilhar projetos e políticas públicas que possam ser replicados em outras localidades. Além disso, o grupo pretende estabelecer ações conjuntas "para influenciar chefes de Estado a tomar decisões parecidas", como redução da emissão de gases tóxicos, disse Paes, na semana passada.

Para o prefeito do Rio, a questão ambiental é central para a manutenção dos investimentos na capital fluminense, além do bem-estar da população. "É um ativo econômico aqui. As pessoas decidem morar e investir no Rio por suas qualidade ambientais, mas podem fazer o inverso", declarou, durante lançamento da conferência Rio Clima, que também ocorrerá em paralelo à Rio%2b20.

Atualmente, o C40 é formado por cerca de 60 cidades sob liderança do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. Ele deve vir ao Rio participar da cúpula de prefeitos e elencou quatro metas para o encontro. Entre elas, a padronização da mensuração da emissão de gases de efeito estufa e a criação de um fundo para financiar projetos em cidades em desenvolvimento.
Agência Brasil

TAGS