PUBLICIDADE
Notícias

Comitiva norte-americana visita Vidigal e conhece projeto das UPPs

O objetivo é "acompanhar o progresso que o Brasil e o Rio de Janeiro estão fazendo"

15:03 | 09/01/2012

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, apresentou hoje, 9, aos norte-americanos da Câmara de Representantes dos Estados Unidos o trabalho de ocupação e instalação das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em comunidades fluminenses. No Morro do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro, a comitiva deu início hoje, a uma visita oficial de três dias ao país.

O líder da delegação e presidente da Câmara, John Boehner, disse que o objetivo da viagem é "acompanhar o progresso que o Brasil e o Rio de Janeiro estão fazendo". Boehner elogiou o projeto das UPPs e explicou que os Estados Unidos atuam para “não ter situações como esta”, se referindo às desigualdades de condições dentro das cidades. O representante norte-americano acrescentou que, em uma situação onde a segregação social e econômica já está instalada, “esse é um bom exemplo de ação para congregar uma sociedade”.

Para Beltrame, quem não mora no Rio de Janeiro dificilmente compreende a topografia da cidade, onde há uma situação precária “a metros do metro quadrado mais caro do país [o bairro do Leblon]". "Antes de falar em segurança pública, especialmente do Rio de Janeiro, a gente precisa contextualizar as pessoas e dizer que isso aqui aconteceu aos olhos da sociedade e com a leniência do Estado.”

A comunidade do Vidigal foi ocupada no final do ano passado, mas ainda não tem uma UPP instalada. “Até o final do mês a gente inaugura [a UPP] aqui. As obras já estão acontecendo. A gente não quer estabelecer uma data porque muita coisa concorre para isso, como as chuvas”, disse Beltrame.

 

Agência Brasil

 

 

TAGS