Participamos do

Morre Chica Xavier, atriz de 'Sinhá Moça' e 'Renascer', aos 88 anos

A atriz estava internada em um hospital na Barra da Tijuca e, segundo o neto, morreu às 4h20min da madrugada deste sábado, 8 de agosto, vítima de um câncer
12:52 | Ago. 08, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A atriz Chica Xavier, conhecida por papéis marcantes em novelas como "Sinhá Moça" e "Renascer", morreu na madrugada deste sábado, 8 de agosto, aos 88 anos. A morte foi confirmada pelo neto Ernesto Xavier. Ela estava internada no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e tinha câncer.

Chica Xavier, com nome artístico de Francisca Xavier Queiroz de Jesus, nasceu em Salvador, no dia 22 de janeiro de 1932. Em sua trajetória profissional, foi uma atriz de teatro, cinema e televisão e produtora teatral brasileira. Mesmo sendo mais conhecida pelo grande público por seus trabalhos nas telenovelas da TV Globo, onde eternizou personagens emblemáticas, ela atuou no teatro nacional por mais de 60 anos destacando-se como grande personalidade da representatividade negra na arte do Brasil.

Em 1962, Chica estreou no cinema, no filme “Assalto ao Trem Pagador” (1962), dirigido por Roberto Farias. Trabalhou em diversas produções da Rede Globo. Em 1973, Chica estreou oficialmente na TV, na novela “Os Ossos do Barão”. Desde então, foram mais de 50 personagens somente em televisão. Com destaque para Sinhá Moça, Dancin' Days, Renascer, Pátria Minha, Cara & Coroa, Força de um Desejo e a minissérie Tenda dos Milagres, onde deu vida a mãe-de-santo Magé Bassã.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Chica Xavier lançou um livro, em 1999, reunindo as cantigas e rezas que compôs, ao longo de 30 anos, para louvar seus santos de fé, e ganhou um emocionado prefácio do amigo e “filho do coração” Miguel Falabella. “Chica Xavier Canta sua Prosa” foi inteiramente ilustrado por sua filha Izabela. d’Oxóssi.

Em 2011 ganhou o Centro Cultural Atriz Chica Xavier no Projeto Social No Palco da Vida, coordenado pelo ator Wal Schneider, onde guarda o acervo contando sua carreira no Teatro, TV e Cinema. Em 2013 a escritora Teresa Montero (Biografa da Clarice Lispector) escreveu sua biografia "Chica Xavier: Mãe do Brasil". Nas 178 páginas do livro, Teresa registrou a trajetória da atriz na TV, no cinema e no teatro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar