Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Voluntários promovem festa de Natal para crianças com câncer e doenças raras

São mais de 300 voluntários envolvidos na iniciativa, que busca promover um Natal mais alegre para as crianças que vivenciam a difícil rotina dos hospitais
13:59 | Dez. 09, 2019
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A partir de iniciativa do projeto Voluntários da Alegria, cerca de 500 crianças com câncer ou doenças raras puderam curtir na manhã desta segunda-feira, 9, uma festa carregada de brincadeiras e diversão, na Cidade Alphaville, no município do Eusébio. Em parceria com o Lar Amigos de Jesus e o Hospital Albert Sabin, a ação busca promover um Natal com mais alegria para as crianças que vivenciam uma rotina difícil no hospital.

No início da festa, Ana Carolina Batista Costa, 16, estava um pouco tímida, mas logo começou a participar das atividades. Aguardando com seus pais para receber uma pintura facial, ela comenta que nunca havia participado de eventos como esse, proporcionado pelos voluntários. “É muito bom saber que ainda existe pessoas no mundo que ajudam os outros; e tenho certeza que tudo foi feito de coração”, diz Ana.

Ana Carolina descobriu em junho deste ano que estava com leucemia, e teve que parar os estudos para o tratamento. Desde então ela recebe os cuidados da mãe, Valdelice Batista Costa, 58, que estava muito satisfeita em ver a filha curtindo o evento. “Para mim é uma maravilha ver a alegria dela, porque ela não estava saindo de casa. E agora eu estou gostando muito de ver ela contente com esse passeio”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para a gerente de atividades sociais da Associação Peter Pan, Sandra Salgado, esse tipo de ação é de grande importância para as crianças que recebem assistência hospitalar. “O tratamento é muito longo, muito doloroso. E por mais lúdico que seja o ambiente hospitalar, a saída daquele ambiente traz para elas uma alegria, uma motivação diferente“, comenta Sandra, que atua no centro pediátrico do câncer no Hospital Albert Sabin.

Clique na imagem para abrir a galeria

Essa alegria da diversão e contato com outras crianças surpreendeu Jovelina dos Santos, 24, que estava insegura em levar seu filho Pablo dos Santos Castro, 11, para a celebração de Natal. Foi somente ao ver o garoto se divertindo e interagindo com outras crianças que ela ficou tranquila.

Pablo tem um nódulo no pescoço, que retornou três meses após ele ter se recuperado. Segundo Jovelina, após receber incentivo da Irmã Conceição, que dirige o Lar Amigos de Jesus, ela ficou mais confiante de que o contato com outro ambiente pudesse fazer bem a Pablo.

O Lar Amigos de Jesus é uma instituição filantrópica que oferece assistência e acolhimento a crianças e adolescentes que vem de outros estados e do interior para Fortaleza. Para a Irmã Conceição, o voluntariado é uma missão e a participação das crianças pode refletir em mudanças de pensamento. "Esse evento representa para as crianças uma oportunidade de desenvolver a autoestima, a vontade de viver e a conquista diária na luta contra o câncer", afirma.

De acordo com o coordenador do Voluntários da Alegria, Ricardo Firmino, cerca de 300 voluntários participam da organização do evento. "Nesse evento a gente não recebe doação apenas por receber. A gente pede que eles venham participar como voluntário, nem que seja apenas para servir ou entregar os recursos doados." Para Firmino, essa é uma forma de "plantar a semente", para que as pessoas continuem a contribuir, principalmente em organizações nos seus próprios municípios, criando redes de serviço para o bem.

Serviço

Associação Peter Pan - Abrem para treinamento para voluntariado, com equipe multidisciplinar e orientação específica para um dos 17 projetos desenvolvidos pela associação. Para saber como se tornar um voluntário, basta entrar em contato pelo telefone 4008-4109.

Lar Amigos de Jesus - Recebem doações de alimentos, utensílios de higiene, roupas, e materiais recicláveis. Telefone: (85) 3226-3447. Endereço: rua Ildefonso Albano, Aldeota Fortaleza - CE

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar