PUBLICIDADE
NOTÍCIA

TRE-CE retoma atendimento biométrico; eleitores destacam atendimento rápido

O POVO esteve em seis postos para acompanhar o atendimento e observar como está a concentração de pessoas nos locais

14:15 | 05/12/2019
Posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) no Iguatemi é um dos locais que realizam o cadastro de biometria
Posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) no Iguatemi é um dos locais que realizam o cadastro de biometria (Foto: MAURI MELO/O POVO)

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) retoma as atividades para cadastramento biométrico a partir desta quinta-feira, 5. Eleitores que ainda não cadastraram a biometria devem procurar o quanto antes um dos 15 postos de atendimento disponibilizados pelo TRE, para regularizar a situação e evitar possíveis repercussões do cancelamento do título de eleitor.

Com a retomada do serviço para o cadastro da biometria, O POVO esteve, na manhã desta quinta-feira, em seis postos para acompanhar o atendimento e observar como está a concentração de pessoas nos locais.

Central de atendimento na Praia de Iracema

Na primeira metade da manhã já havia uma quantidade razoável de pessoas no local, que começaram a chegar no posto de atendimento da Praia de Iracema por volta das 6 horas. Devido ao sistema de agendamento prévio e à estrutura capaz de atender a um maior número de eleitores, havia poucas cadeiras ocupadas, e o atendimento ocorria tranquilamente.

Kepler Gomes Fernandes, 37, chegou ao posto do TRE na Praia de Iracema por volta das 7h40min. Natural de Fortaleza, ele é gerente de uma loja no Piauí, e tirou folga apenas para fazer o cadastramento da biometria. Segundo ele, sua primeira tentativa de regularizar o título de eleitor foi durante o mutirão organizado pelo TRE, quando não conseguiu ser atendido.

Shopping Benfica

Eleitores que foram até o shopping Benfica sem agendamento na manhã desta quinta-feira, 5, tiveram sorte. Por causa do baixo movimento, eles puderam aguardar do lado de fora do posto de atendimento para serem atendidos conforme novas vagas iam surgindo.

A vendedora Andrea Cardoso Menezes tentou pela segunda vez fazer o cadastro biométrico no posto do Shopping Benfica. Contudo, teve que retornar uma terceira vez, por conta de pendências que ela possuía com o Tribunal Eleitoral. "Precisava pagar uma multa, e vim hoje só entregar o comprovante para fazer o cadastro", diz ela.

De acordo com os coordenadores do posto do TRE no Benfica, os eleitores podem conferir se há pendências a serem regularizadas no próprio site do órgão, onde também podem emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU). Contudo, dependendo do tipo de pendência, a GRU só pode ser emitida diretamente dos postos de atendimento e o eleitor poderá retornar no mesmo dia sem precisar reagendar o serviço. 

North Shopping Fortaleza

A estrutura do posto de atendimento no North Shopping suporta um menor número de pessoas, em comparação com o posto da Praia de Iracema. No entanto, o atendimento, na manhã desta quinta-feira,  ocorria de maneira tranquila, e os eleitores não precisavam aguardar por muito tempo na sala de espera. O serviço no shopping era reservado para os eleitores que marcaram agendamento com antecedência e para o público prioritário.

Karine Pereira Viana, 24, tentou pela primeira vez fazer o cadastro da biometria. Segundo ela, não havia muitas pessoas no posto do North Shopping quando ela chegou, por volta das 10h20min. "Tive que sair depois para pagar uma multa, aí demorou mais um pouco", comenta Karine.

Vapt-Vupt de Messejana

O atendimento no Vapt-Vupt de Messejana esteve bem tranquilo durante a manhã desta quinta-feira. O atendimento iniciou-se às 8 horas e contou com diversos guichês. Eleitores relataram para O POVO que em menos de dez minutos eram atendidos. O posto ao lado do terminal de ônibus do bairro tem lugares vagos para acomodar os eleitores.

O vendedor de carros Ricardo Celestino tentou realizar, sem sucesso, sua biometria no mutirão realizado no Centro de Eventos até a sexta-feira passada, 29. Ele escolheu o Vapt-Vupt pela proximidade de casa, e chegou às 8h40min ao local. Ele relata que foi atendido em dez minutos e comemorou a regularização do título. “Foi uma maravilha”, comentou.

O empreendedor José Wene também tentou realizar o cadastro biométrico por duas vezes no mutirão realizado pelo TRE-CE. Pela primeira vez no Vapt Vupt do bairro, ele foi informado de que poderia vir até o local sem realizar o agendamento prévio, chegando às 9h40min.“Cheguei e fui atendido imediatamente”, comenta.

Via Sul Shopping

O atendimento no Via Sul Shopping iniciou-se às 10 horas e o movimento também estava tranquilo na manhã desta quinta-feira. Os eleitores aguardavam sentados o atendimento, que acontecia nos seis guichês disponíveis no local. A empregada doméstica Keila Bindá agendou o cadastro pois não teve tempo para realizá-lo anteriormente. Segundo ela, o atendimento estava rápido. Ela escolheu o posto pois percebeu que era um dos mais disponíveis com vagas.

A empresária Luciana Medeiros não teve condições de participar dos mutirões por falta de tempo e realizou o cadastro no posto nesta manhã em 15 minutos. Com o título já regularizado em mãos, ela relata que os atendimentos estão totalmente centrados nos eleitores, o que deixa o trabalho fluido, além de atender pessoas que não estão previamente agendadas. “Vi muita gente que conseguiu agendar hoje, trouxe o comprovante e foi rapidamente atendido”, diz.

Shopping Iguatemi

Pedro Pucci é coordenador do posto no Shopping Iguatemi, e conta que o atendimento no local diminuiu em 20% após o fim do mutirão. Ele reforça que ainda há vagas para agendamentos prévios e na hora. Nesta manhã, cada eleitor levava em torno de 15 minutos para realizar sua biometria.

A controladora financeira Isabel Soares chegou ao posto após agendamento feito por uma amiga no site do TRE. Apesar de achar movimentado, para ela o atendimento estava tranquilo.

A médica Liana Joyce escolheu o posto do shopping por ser próximo de sua residência. Após realizar o cadastro, a eleitora estava no aguardo para receber o título impresso. Seu atendimento foi feito em 10 minutos. Ela comemorava a rapidez.

Serviço

O Tribunal reabriu o sistema de agendamento para cadastro da biometria, a partir do site do TRE-CE (http://www.tre-ce.jus.br/) e do disque eleitor (148), disponibilizando aos poucos novas vagas.

Confira outros postos de atendimento que recebem eleitores:

CENTRAL DE ATENDIMENTO FORTALEZA

Avenida Almirante Barroso, 601 - Praia de Iracema

Telefone(s): 85 32112692

Horário: 8h às 17h

POSTO DE ATENDIMENTO DA UECE

Avenida Doutor Silas Munguba, 1700 - Itaperi

Horário: 8h às 17 horas

POSTO DE ATENDIMENTO DO CCDH DO CONJUNTO CEARÁ

Avenida Alanis Maria Laurindo de Oliveira, 461 - Conjunto Ceará

Horário: 8 às 17 horas

CENTRAL DE ATENDIMENTO VAPT VUPT DE MESSEJANA

Avenida Jornalista Tomaz Coelho, 408 - Messejana

Horário: 8 às 17 horas

CENTRAL DE ATENDIMENTO VAPT-VUPT ANTÔNIO BEZERRA

Rua Demétrio Menezes, 3750 - Antônio Bezerra

Horário: 8 às 17 horas

POSTO DE ATENDIMENTO DO PARQUE DAS CRIANÇAS

Rua Pedro I, S/N - Centro

Telefone(s): 32112665

Horário: 8h às 17h

POSTO DE ATENDIMENTO JOSÉ WALTER

Avenida K, 330 - José Walter

Horário: 8 às 17 horas

POSTO DE ATENDIMENTO DO NORTH SHOPPING FORTALEZA

Avenida Bezerra de Menezes, 2450 - São Geraldo

Horário: 10h às 19h

POSTO DE ATENDIMENTO DO NORTH SHOPPING JÓQUEI

Avenida Lineu Machado, 419 - Jóquei Clube

Horário: 10 às 19 horas

POSTO DE ATENDIMENTO DO SHOPPING BENFICA

Avenida Carapinima, 2200, Loja 6 - Benfica

Horário: 10 às 19 horas

POSTO DE ATENDIMENTO DO SHOPPING IGUATEMI

Avenida Washington Soares, 85 - Edson Queiroz

Horário: 10 às 19 horas

POSTO DE ATENDIMENTO DO SHOPPING PARANGABA

Rua Germano Frank, 300 - Parangaba

Horário: 10 às 19 horas

POSTO DE ATENDIMENTO DO SHOPPING RIOMAR KENNEDY

Avenida Sargento Hermínio Sampaio, 3100 - Presidente Kennedy

Horário: 10 às 19 horas

POSTO DE ATENDIMENTO DO SHOPPING RIOMAR PAPICU

Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 - Papicu

Horário: 10 às 19 horas

POSTO DE ATENDIMENTO DO SHOPPING VIA SUL

Avenida Washington Soares, 4335 - Lagoa Redonda

Horário: 10 às 19 horas