Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Prefeitura de Fortaleza promove dia "D" de vacinação contra o sarampo neste sábado

O grupo prioritário na campanha corresponde a adultos de 20 a 29 anos. De acordo com a coordenadora de Imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, esse público apresenta o segundo maior índice da doença
14:10 | Nov. 28, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Desde que a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo começou, em 18 de novembro, 5.894 pessoas já foram vacinadas, conforme boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na manhã desta quinta-feira, 28. A ação de imunização é voltada para adultos de 20 a 29 anos, que não tenham tomado as duas doses da vacina ou que estão com o esquema incompleto. O atendimento ocorre nos 113 postos de saúde do município, até o sábado, 30.

No Ceará já foram registrados sete casos de sarampo em 2019, conforme o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), na sexta-feira, 22. Cinco dos sete casos foram importados, ou seja, o indivíduo foi contaminado em outro estado. E os outros dois casos estão em investigação quanto ao tipo de transmissão. As confirmações de sarampo no Estado apresentam em sua totalidade um perfil de homens, sendo quatro com idade acima de 30 anos, uma criança de até 4 anos e outra com menos de 1 ano de idade.

Dentre o grupo prioritário na campanha, a faixa de 21 anos foi a que menos procurou atendimento para imunização, com apenas 494 pessoas vacinadas. Em contrapartida, a faixa de 27 anos foi a que mais buscou o serviço nas unidades de saúde de Fortaleza, com um registro de 656 pessoas. De acordo com a coordenadora de Imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, o público de 20 a 29 anos apresenta o segundo maior índice da doença e é o mais difícil de ser alcançado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme a SMS, a campanha pretende conscientizar a população sobre a prevenção contra a doença, assim como diminuir as chances da propagação do vírus do sarampo. A avaliação da necessidade de vacinar ou não na fase adulta é feita pelos profissionais que atuam nos postos, a partir da avaliação da caderneta de vacinação do usuário.

Entenda a doença
Entenda a doença (Foto: Infográfico/O POVO)

Serviço

Dia “D” de vacinação contra o sarampo

Data: 30/11 (sábado)

Horário: 8h às 16h30min

Endereços dos postos: https://saude.fortaleza.ce.gov.br/postos-de-saude

A vacinação é a única maneira de prevenir o Sarampo. O esquema vacinal é feito através da vacina tríplice viral. A vacina encontra-se em todos os postos de saúde no Estado.
A vacinação é a única maneira de prevenir o Sarampo. O esquema vacinal é feito através da vacina tríplice viral. A vacina encontra-se em todos os postos de saúde no Estado. (Foto: SESA/ DIVULGAÇÃO)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar