Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Empresa é investigada por falsificar documentos de certificação

Os documentos suspeitos apresentados foram encaminhados para a empresa responsável pela certificação, que negou a emissão de certificado de qualidade
09:27 | Nov. 22, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta quinta-feira, 21, a Polícia Civil do Estado do Ceará deflagrou operação contra empresa investigada por falsificar documentos de certificação de gás em processo de aquisição pelo Estado. Cinco locais apontados pelas investigações são alvos de mandados de busca e apreensão.

Investigadores da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) receberam relatório da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) sobre uma documentação suspeita que certificaria qualidade do gás hélio ultrapuro 6.0 utilizado no Estado. Após questionada, empresa forneceu documentos e certificações alegando que o produto estaria em conformidade com padrões de qualidade. Com o retorno, a Pefoce entrou em contato com a empresa responsável pela fabricação e certificação do gás, que negou emissão de certificado de qualidade para a distribuidora. Tampouco os modelos de certificados emitidos pela empresa coincidiam com os originais da empresa certificadora.

A Decor reuniu outras provas da prática do crime contra a administração pública que colaborassem para o deferimento dos mandados de busca e apreensão em alvos da empresa, que incluíram a sede e endereços dos proprietários. Os mandados da Operação Hélio 6.0 foram cumpridos em Fortaleza e em Natal, onde foram recolhidos diversos documentos, bem como cilindros utilizados para armazenar os gases. Todo o material será analisado no curso das investigações. Após a detecção da inconsistência e início das investigações, a Pefoce suspendeu o processo de aquisição da empresa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ações policiais de investigação foram conduzidas pelo Departamento de Recuperação de Ativos (DRA), Delegacia de Combate a Corrupção (Decor), Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) e dos Corpos de Bombeiros Militar dos Estados do Ceará (CBMCE) e Rio Grande do Norte (CBMRN).

Documentos e selos recolhidos serão enviados para o Núcleo de Perícia Documentoscópica e Contábil (NUPDC) da coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) da Pefoce, para verificar estado e autenticidade dos materiais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar