PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL Hospital São Camilo

Ortopedia e traumatologia: pronto-socorro requer especialistas em diferentes regiões do corpo

Uma das áreas mais demandadas nos hospitais, o pronto atendimento de ortopedia e traumatologia requer experts em diferentes vertentes para um melhor atendimento

07:00 | 29/06/2018
O pronto atendimento do Hospital São Camilo Cura d'Ars conta com profissionais de diversas especialidades para dar atendimento amplo aos pacientes Foto: divulgação
Área da medicina responsável pelo tratamento de lesões, deslocamentos, seja de músculos ou tendões, entre outras adversidades dos ossos, a ortopedia e traumatologia é uma das especialidades mais demandadas pelos pacientes. Em um levantamento realizado pela Orizon, empresa de serviços para a saúde, em 2016, ela foi a segunda mais procurada por idosos no Brasil. De acordo com André Silveira (CRM 12713), ortopedista e traumatologista especializado em cirurgia do pé e tornozelo, o paciente deve buscar um local que tenha assistência completa de outras áreas para melhor atendimento. 
  
Silveira explica que, dependendo do acidente ou caso, a presença de subespecialistas - aqueles com foco em partes distintas do corpo humano - no mesmo ambiente auxilia na recuperação mais rápida dos pacientes. Coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Camilo Cura d’Ars, o médico conta que a equipe de pronto atendimento está preparada para receber os mais variados casos. “Temos especialistas em joelho, quadril, coluna, pediatria. Contamos com uma equipe de mais de 20 ortopedistas. O paciente que chega ao Hospital com qualquer problema ortopédico é atendido de imediato”, reforça. 
 
No caso de pacientes acidentados, Silveira fala que médicos de outras áreas, como cirurgião geral, urologista e anestesista, ficam de prontidão para que o atendimento mais rápido seja dado ao paciente. Ele pontua que, com a demanda crescente pela especialidade no local, foi criado o plantão 24 horas. A emergência atende desde procedimentos de baixa complexidade até aqueles que demandam mais tempo e recursos para tratamento. “Entre os casos atendidos estão torções de tornozelo, fratura de antebraço, de fêmur, tornozelo e outras”, conta. Convênios com planos de saúde também garantem uma cobertura mais ampla de atendimento. 
 
Especialidade do Hospital
Caracterizado por um desvio do dedão do pé em direção a outros dedos, o joanete provoca dores e incômodo nos pacientes. Silveira conta que a cirurgia para correção do hálux valgo, nome científico da doença, vem sendo um dos procedimentos mais procurados da área ortopédica do São Camilo. “São feitas pequenas incisões para correção das deformidades, realizadas com anestesia local, e o paciente já começa a pisar no chão no primeiro dia de pós-operatório. É um procedimento bem novo aqui no Ceará, com pouco mais de três anos”, fala. 
O ortopedista e traumatologista André Silveira é especialista em cirurgia do pé e tornozelo
Expansão
A unidade atual do São Camilo Cura d’Ars, localizada na rua Nogueira Acioli, foi fundada em janeiro de 2016. Novas reformas estão ocorrendo no hospital, que recentemente abriu mais sete leitos de UTI, para diversas especialidades. Sobre a qualidade do atendimento, Silveira destaca o relacionamento próximo de médicos e gestores do São Camilo, o que facilita a atender as necessidades de cada setor. 
 
Serviço
Pronto atendimento de ortopedia e traumatologia do Hospital São Camilo Cura d’Ars
Onde: rua Nogueira Acioli, 453 - Centro
Quando: aberto 24 horas, todos os dias
Contato: (85) 3464 7000
Responsável Técnico: Dr. Madison Mont'Alverne / CRM: 3794