PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Dias de rock

| LISTA | Celebrado hoje, o rock tem sido central em diferentes tramas na história do cinema, das clássicas cinebiografias às histórias de bandas ficcionais

13/07/2019 01:38:16

Gênero musical, estilo de vida, paixão de muitos. Comemorado anualmente no dia 13 de julho, o rock guarda em si tantas histórias que deixar de se inspirar em fonte tão rica, para o audiovisual, seria uma grande perda. O gênero das cinebiografias, já clássico, guarda exemplos que se debruçam em contar histórias de célebres rockstars. Documentários enquadram recortes de diferentes bandas e artistas e há ainda, criações fictícias que se utilizam do gênero para contar novas histórias. Pensando nisso, o Vida&Arte listou alguns filmes que celebram o rock de diferentes formas.

Across The Universe (2007)
Across The Universe (2007)

Across the Universe (2007)

O musical de Julie Taymor faz um recorte da década de 1960, marcada pela contracultura, a guerra do Vietnã e a música dos Beatles. A trilha sonora é baseada em canções da banda britânica como Strawberry Fields Forever, Lucy In The Sky With Diamonds, entre outras. O fio condutor da trama é a relação amorosa entre Jude (Jim Sturgees) e Lucy (Evan Rachel Wood).

Nós Somos as Melhores! (2013)
Nós Somos as Melhores! (2013)

Nós Somos as Melhores! (2013)

O filme sueco dirigido por Lukas Moodyson segue duas amigas que, na Suécia dos anos 1980, decidem formar uma banda punk. O problema é que nenhuma delas tem instrumentos e, para piorar, a família e a escola repetem que gênero já havia morrido. Ao conhecerem uma garota cristã que sabe tocar violão, elas decidem apresentar o universo punk para a nova amiga.

Velvet Goldmine (1998)
Velvet Goldmine (1998)

Velvet Goldmine (1998)

Estrelado por Jonathan Rhys Meyers e Ewan McGregor, o filme de Todd Haynes se baseia na influência do chamado glam rock na música britânica nos anos 1970. Meyers interpreta Brian Slade, superestrela do gênero inspirada na figura de David Bowie, e McGregor dá vida a um jornalista britânico que, nos anos 1980, investiga a carreira do astro.

The Runaways: Garotas do Rock (2010)
The Runaways: Garotas do Rock (2010)

The Runaways: Garotas do Rock (2010)

No drama biográfico sobre a banda de rock The Runaways, os ícones do gênero Joan Jett e Cherie Currie são interpretados pelas atrizes Kristen Stewart e Dakota Fanning. O longa, dirigido por Floria Sigismondi, acompanha o início da banda, a vida desajustada da dupla e o começo do sucesso na música.

Yesterday (2019)
Yesterday (2019)

Yesterday (2019)

Com estreia marcada para o próximo dia 29 de agosto no Brasil, o longa de Danny Boyle conta a história de um cantor-compositor (interpretado por Himesh Patel) que, após um acidente, acorda numa realidade na qual ninguém conhece os Beatles, apenas ele. Sabendo as composições da banda britânica, ele decide utilizá-las como se fossem de sua autoria.

Procurando Sugar Man (2012)
Procurando Sugar Man (2012)

Procurando Sugar Man (2012)

Vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2013, o filme apresenta a história do cantor de folk Sixto Rodriguez que, nos anos 1970, tentou obter sucesso comercial sem êxit, mas seguiu carreira na África do Sul e se tornou um astro do rock. De repente, o artista desapareceu. O longa acompanha o processo de desvendamento do paradeiro de Rodriguez.

Outras dicas

Escola de Rock (2003)

Cazuza - O Tempo Não Pára (2004)

Rocketman (2019)

Pink Floyd - The Wall (1982)

Rolling Thunder Revue (2019)

Gimme Shelter (1970)

 

João Gabriel Tréz