Logo O POVO+
Mercado dos Pinhões recebe festival gastronômico neste final de semana
Vida & Arte

Mercado dos Pinhões recebe festival gastronômico neste final de semana

| VIVER A CIDADE | Mercado dos Pinhões recebe neste final de semana o Festival Comida de Mercado, edição Café & Chocolate. O evento é mais um convite a viver a gastronomia dos mercados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Panqueca com calda de café (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)
Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo Panqueca com calda de café

Frutas frescas, carnes, cachaça, mel, castanha, queijo novinho. Quem conhece os mercados populares de Fortaleza sabe bem o que é isso. A novidade é que estes espaços têm ganhado, cada vez mais, contornos de praças de alimentação e convivência. O mais expressivo deles neste sentido é o Mercado dos Pinhões, que neste fim de semana convida para mais uma edição do Festival Comida de Mercado.

O evento acontece nos Pinhões e seu anexo neste sábado. Esta edição é dedicada à combinação Café & Chocolate. A dupla é a isca para uma experiência maior das iguarias típicas do Nordeste e suas atrações culturais.

Pequenos produtores de café orgânico de Baturité e cozinheiros locais apresentam suas receitas com chocolate. "Queremos trazer os fortalezenses para dentro dos mercados de Fortaleza", explica Joviano Gonçalves, um dos representantes do Sebrae, entidade que organiza e coordena o evento. 

Um dos pratos que estarão disponíveis no dia é a carne de porco com molho de café, da chef Fabiana Rosa. A cozinheira apresenta a combinação no box "Diski Buteco", no Mercado Cultural dos Pinhões, e ressalta que o café ajuda a incorporar o molho da carne e que a batata doce, que será o acompanhamento, funciona como harmonizador dos sabores. "Fiz para amigos e família e já foi aprovado", brinca. Já a sobremesa será o tradicional pavê de chocolate com café.

A chef Soraia Makila, que já trabalha com gastronomia há 20 anos, aposta na panqueca de macaxeira com recheio de carne de sol e calda de café. Já a sobremesa é a panqueca com chocolate. Os pratos à venda no Festival terão o preço médio de R$ 15.

Cada edição um sabor

Esta é a segunda edição do Festival Comida de Mercado. A primeira foi realizada no dia 29 de junho e teve como foco o mel, o chorinho e a cachaça, em que cozinheiros criaram receitas utilizando a cachaça nordestina e o mel, ao som do Projeto Nosso Samba. No dia 27 de julho, o Mercado recebe o Queijos & Vinhos. Nos dias 22 e 23 de agosto o evento será o Sr. Camarão. Já no final de semana de 27 e 28 de setembro, a Tilápia cearense será a iguaria celebrada.

Para acompanhar os sabores, a Secultfor, um dos apoiadores do evento, promove a dupla "Preto e Café", formada por Haroldo Guimarães e Giselle Café. O duo, que já participou do carnaval do Mercado, com o bloco "Café Preto", promete música nordestina e muito forró. "Nós levantamos a bandeira do Nordeste", exclama a cantora, que afirma que o São João também será celebrado no dia com uma quadrilha improvisada. O cantor e ator Haroldo Guimarães confirma a animação e indica que, na ocasião, a dupla irá mesclar as harmonias internacionais com ritmos nordestinos. "Faremos misturas de carimbó com Dua Lipa, samba com Sia... É um repertório bem variado e nordestino", ressalta.

Festival Comida de Mercado - edição Café & Chocolate

Quando: sábado, 13 de julho, das 17h às 22h

Onde: Mercado dos Pinhões e Mercado Cultural dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, S/N - Centro)

Quanto: Gratuito

 

O que você achou desse conteúdo?