Logo O POVO+
Pacarrete selecionado para Gramado
Vida & Arte

Pacarrete selecionado para Gramado

| Estreia nacional | Filme de Allan Deberton está entre os selecionados para a Mostra Competitiva de longas do Festival de Gramado. Produção, rodada no município de Russas, é inspirada em história real
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Marcélia Cartaxo interpreta Pacarrete, personagem do interior do Ceará retratada em filme de Allan Deberton (Foto: luiz alves/ divulgação)
Foto: luiz alves/ divulgação Marcélia Cartaxo interpreta Pacarrete, personagem do interior do Ceará retratada em filme de Allan Deberton

O filme Pacarrete, longa de estreia de Allan Deberton, é o único cearense na Mostra Competitiva do 47º Festival de Cinema de Gramado, um dos mais prestigiados do circuito nacional. A relação dos longas-metragens em competição foi anunciada no começo da tarde de ontem, 9.

Completam a lista dos competidores Hebe - A estrela do Brasil (SP), de Maurício Farias; O Homem Cordial (DF), de Iberê Carvalho; Raia 4 (RS), de Emiliano Cunha; Veneza (RJ), de Miguel Falabella; Vou nadar até você (SP), de Klaus Mitteldorf e Luciano Patrick; e 30 anos blues (SP), de Andradina Azevedo e Dida Andrade.

A exibição de Pacarrete no Festival de Gramado será a estreia nacional do longa cearense. O filme teve première mundial na Mostra Competitiva do 22º Festival de Shangai, mês passado. E também está entres os seis selecionados para a competição do 26º Festival de Cinema de Vitória, que ocorrerá de 24 a 29 de setembro. Curiosamente, Raia 4, o outro longa brasileiro que disputou Shangai, também está na Competitiva do festival gaúcho.

Inspirado em uma personagem real, Pacarrete conta a história da bailarina clássica Maria Araújo Lima (Marcélia Cartaxo). Mais conhecida como Pacarrete, ela começa a enfrentar o drama da velhice. Desde menina, ela vivia pelo sonho de se tornar uma grande bailarina, mesmo sendo nascida e criada em Russas, uma cidade muito conservadora do interior do Ceará, onde o normal seria se casar e cuidar dos filhos. A trajetória da artista é revisitada desde a sua origem até os dias atuais, colocando em evidência inseguranças e questões íntimas que a acompanharam durante sua carreira e vida pessoal.

Além de Marcélia Cartaxo estão no elenco Zezita Matos, Soia Lira, João Miguel, Samya de Lavor e Débora Ingrid. O filme foi rodado em julho de 2018, em Russas e em Fortaleza. A direção é de Allan Deberton, que também assina o roteiro, ao lado de André Araújo, Samuel Brasileiro e Natália Maia.

"É inacreditável, a gente fica muito ansioso e ao mesmo tempo muito eufórico", comemora Deberton, em entrevista ao O POVO. "Gramado é um festival muito grande, muito importante. Ter sido selecionado para a Competitiva é maravilhoso, porque será nossa estreia dentro de casa. Será a primeira oportunidade do público brasileiro ver o filme. E isso é muito bom".

O 47º Festival de Cinema de Gramado será realizado de 16 a 24 de agosto. O filme de abertura será Bacurau, de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Além dos longas, competem na Serra Gaúcha pelo cobiçado troféu Kikito os curtas-metragens Teoria sobre um planeta estranho (MG), de Marco Antônio Pereira; A pedra (RS), de Iuli Gerbase; O balido interno (PE), de Eder Deó; Menino pássaro (SP), de Diogo Leite; O véu de Amani (DF), de Renata Diniz; A ética das hienas (PB), de Rodolpho de Barros; A mulher que sou (PR), de Nathália Terez; Sangro (SP), de Tiago Minamisawa e Bruno Castro; Um tempo só (SP), de Lane Alves; E o que a gente faz agora? (BA), de Marina Pontes; Marie (PE), de Leo Tabosa; Apneia, de Carol Sakura e Walkir Fernandes (PR); Amor aos vinte anos (SP), de Felipe Arrojo Poroger e Toti Loureiro; e Invasão espacial (DF), de Thiago Foresti.

O que você achou desse conteúdo?