Logo O POVO+
Cresce mobilização de artistas e produtores
Vida & Arte

Cresce mobilização de artistas e produtores

Edição Impressa
Tipo Notícia

Artistas e produtores culturais se reuniram em grupos de trabalho desde que a notícia sobre o cancelamento massivo de programações nas três unidades do equipamento cultural começou a circular. Em Sousa, no alto sertão paraibano, explica o articulador cultural César Nóbrega, estão sendo envolvidos os visitantes, os fazedores de arte e os entes públicos - como vereadores e deputados. "O espaço é um patrimônio de todos. E não apenas na perspectiva da geração atual, mas na geração futura. Os maiores frequentadores do centro cultural são as crianças", enfatiza César, residente em Sousa há mais de 40 anos. "Vamos permanecer na resistência", pontua. 

Listen to "#104 - O que será dos centros culturais Banco do Nordeste?" on Spreaker.

Caike Falcão, músico e produtor cultural, afirma que os artistas residentes em Fortaleza estão se articulando em reuniões e vão expor a real situação para o público. "É importante que a sociedade entenda o que está em andamento. E aí nós artistas entramos. Divulgar mais o que está acontecendo. Expor os problemas", pontua. Caike, que realizou trabalhos no CCBNB-Fortaleza nos últimos meses, lembra que o público é formado majoritariamente por trabalhadores e pessoas que circulam no Centro. "Tocamos rock e blues. É a forma de arte, cultura e entretenimento que o povão mesmo aceitou. Construindo, gostando, se divertindo".

Para Hudson Jorge, produtor cultural residente na Região do Cariri, a importância do CCBNB é inegável - mesmo considerando que o conjunto de cidades do entorno já é famoso por seu viés cultural. "O espaço já chegou fazendo diferente desde 2006, que é o ano de fundação aqui. A partir da chegada do centro cultural, novos ares foram trazidos para a produção cultural dos municípios, nomes carimbados ganharam mais relevância e novos nomes foram surgindo e construindo trabalhos a partir do CCBNB", elucida. Artistas, comunicadores e produtores - explica Hudson - aderiram à mobilização que visa impedir o fim do equipamento. "Vamos buscar vereadores, prefeitos, deputados, secretários de cultura. Onde estiver algum representante que possa defender a permanência do CCBNB, nós vamos bater nessa porta", finaliza.

 

O que você achou desse conteúdo?