Logo O POVO+
Espetáculo celebra os 61 anos de teatro de Hiramisa Serra
Vida & Arte

Espetáculo celebra os 61 anos de teatro de Hiramisa Serra

|celebração| Alunos da Casa da Comédia Cearense apresentam nova temporada de Canção dentro do Pão em homenagem aos 61 anos de teatro de Hiramisa Serra
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Canção dentro do pão, direção de Hiroldo Serra (Foto: Acervo Pessoal)
Foto: Acervo Pessoal Canção dentro do pão, direção de Hiroldo Serra

A memória de 1958 aponta para a estreia súbita e graciosa de Hiramisa Serra no palco do Theatro José de Alencar e propriamente na história da dramaturgia cearense. Interpretou Jacqueline, personagem clássica do texto do cearense Raimundo Magalhães Júnior, na terceira montagem realizada pelo grupo Comédia Cearense, comandado pelo marido, Haroldo, e fundado um ano antes em Fortaleza. No ano em que a atriz comemora 61 anos de carreira, os alunos da Casa da Comédia a presenteiam com uma nova temporada de Canção dentro do pão, cuja pré-estreia está marcada para esta quinta, 27, no Teatro de Arena da Casa da Comédia Cearense.

Considerada a Dama do Teatro Cearense, Hiramisa estreou em A Canção dentro do Pão em 1958. "A comédia estreou em 1957 e mamãe, em 1958. Naquela época, não tinha permissão da família para fazer teatro, mas como já estavam noivos, meu pai falou com os pais dela e eles permitiram. Mas eles já ensaiavam nas calçadas, no tempo de namoro", conta Hiroldo Serra, filho mais velho de Hiramisa e Haroldo Serra, que faleceu em 16 de junho. Hiroldo dirige a peça desta vez.

Com 61 anos nos palcos, ela já viveu Bernarda Alba, de García Lorca; Sra. Carrar, de Bertold Brecht; a mulher do aleijado e a Rosa do Lagamar. Em 1979, foi indicada para o prêmio Mambembe de Melhor Atriz, ao lado de Fernanda Montenegro, Aracy Balabanian e Clarisse Abujanra. Além disso, fez figurinos para dezenas de espetáculos da Comédia Cearense. No cinema, atuou em O Quinze, O Caminho das Nuvens e Área Q.

Na preparação do espetáculo estão envolvidos alunos da Casa da Comédia Cearense, criada em 2002 por Haroldo Serra. O grupo mantém, desde então, o espaço cultural formado por salas onde ocorrem oficinas, cursos e palestras, ensaios de teatro, dança e outras manifestações artísticas. O espaço, criado para afirmar e legitimar o vínculo entre estudantes, professores, atores, bailarinos, músicos, jornalistas e pesquisadores acolheu Renan de Oliveira, que atualmente vive o personagem Jacquot Florentino, o padeiro da realeza que tem a grande vontade de se tornar o pasteleiro, isto é, fazer tortas para a realeza. Outras apresentações do espetáculo estão marcadas para a próxima quinta, 27, e sexta, 28, sempre às 19h30min, na Casa da Comédia Cearense.

"Tive a primeira experiência em 2012 e lá fiquei (na Casa da Comédia). Pra mim é sempre muito importante continuar lá, porque foi onde tive meu primeiro contato, minha primeira oficina, com a família Serra, que é tão importante. E eu venho continuando, fazendo teatro por causa deles", afirma. A montagem faz parte da Oficina de Entonação e Prática Teatral, que é ofertada na Casa. "Interpretar um personagem que também fez o seu Haroldo é uma grande responsabilidade. Ele é um grande mestre, tem uma carga histórica com ele que é incrível. E eu me sinto nessa responsabilidade. Mas, ao mesmo tempo, tenho muita confiança no Hiroldo também, porque ele compartilha a história da família com a gente", pontua.

Canção Dentro do Pão, uma comédia acerca das atribulações da realeza francesa às vésperas da Revolução, tem texto de Raimundo Magalhães Júnior. A comédia, dirigida por Hiroldo Serra, se passa às vésperas da Queda da Bastilha e traz a história de adultério entre Jacqueline e o Monsieur Finot, que pretende incriminar Jacquot - marido de Jacqueline - com a introdução de uma canção subversiva dentro dos pães que serão servidos na realeza. A nova temporada, para Hiroldo, é uma oportunidade de encontro e celebração familiar. "A gente tá querendo juntar ex-alunos, reunir amigos da comédia, pessoas que não puderam se despedir dele, que fazem parte da família. É importante estar juntos na Casa da Comédia, que é o lugar que ele (Haroldo) fundou", finaliza.

Canção dentro do pão

Quando: hoje, 27, às 19h30min

Onde: Rua Major Pedro Sampaio, 1190 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza

Gratuito

Informações: (85) 99635 3475

 

O que você achou desse conteúdo?