Logo O POVO+
XXI Feira Livre de Quadrinhos ocorre no O POVO com venda, compra e troca
Vida & Arte

XXI Feira Livre de Quadrinhos ocorre no O POVO com venda, compra e troca

| Cultura pop |Espaço O POVO de Cultura & Arte recebe a XXI Feira Livre de Quadrinhos. Evento aproxima diferentes gerações de amantes da nona arte e atrai novos leitores
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Feira Livre de Quadrinhos (Foto: Erika Sampaio)
Foto: Erika Sampaio Feira Livre de Quadrinhos

Feira de quadrinhos, bate-papo com ilustradores e autores são algumas atrações da 21ª edição da Feira Livre de Quadrinhos, que já acontece há quatro anos em diferentes espaços de Fortaleza. O evento está marcado para o próximo domingo, 16, às 13 hora, no Espaço O POVO de Cultura & Arte, e pretende aproximar amantes de quadrinhos ao renovar a nostalgia de adentrar, pela primeira vez, no rico universo de cores, formas e narrativas que emana dos HQs.

A segunda edição do evento em 2019 fortalece a parceria com O POVO. "Acreditamos demais no Espaço, por toda a carga cultural que ele carrega. Acreditamos na renovação, em apoiar autores locais. E o Espaço O POVO de Cultura & Arte, respira isso", conta Rildon Oliver, organizador do evento. A última edição da feira, em março de 2019, reuniu público de cerca de 600 pessoas e contou com a presença do quadrinista paraibano Paulo Moreira, autor do Livro Mar Menino (2018).

Evento organizado pelo Equipe FLQ, a feira propõe trazer para a Cidade uma programação diferente para quem ama quadrinhos. A ideia, por isso, é que o evento seja um espaço para toda a família, servindo de encontro entre diferentes gerações de amantes da 9° arte. "Isto é o que tem sido mais valioso: a interação com tantas pessoas que amam aquilo que nós também amamos, que buscam no papo a aproximação do outro em cima de uma paixão cultural. E ver novos leitores surgindo a cada edição... Isso não tem preço", conta Rildon, que também é um dos autores do blog Cosmonerd.

Fortaleza, que reúne grande diversos amantes de cultura pop, tem seu público representado por grandes eventos já presentes no calendário da Capital. A Feira Livre, no entanto, começou de forma independente, utilizando a força das redes sociais para aproximar os amantes da 9° arte que não tinham esse espaço de encontro cativo na Cidade. "Temos um polo rico de talentos que precisam de espaço, e queremos fazer esse diferencial no mercado, mostrar nossos talentos", pontua Rildon.

Brendda Maria faz parte da geração de artistas cearenses que encontra, na feira, um espaço para expandir olhares para seu trabalho individual. Ela começou a fazer quadrinhos em 2014. "Eu me inspirei em várias autoras brasileiras pra contar minhas histórias. De lá pra cá, eu acredito que consegui criar um universo muito colorido e que é próximo do cotidiano de várias mulheres de 20 e poucos anos", analisa. Nas ilustrações, ela fala de sentimentos e inseguranças. "Hoje eu acho que o que me move é criar histórias para que outras meninas, assim como eu, possam se sentir representadas dentro do universo ficcional. Minhas personagens são sempre mulheres comuns", conclui.

De acordo com a organização do evento, a FLQ busca resgatar a experiência de quem comprou o primeiro quadrinho. "Aquela sensação nostálgica de estar, pela primeira vez, visitando um novo mundo. E o fato de queremos manter a cara de feira, para, assim, o preço ser acessível, é algo que atrai muito. Em breve, com as parcerias sendo consolidadas, iremos trazer muitas novidades para agregar ao projeto. São muito planos", adianta Rildon.

A expectativa é que, na 21ª edição da feira, novos leitores e novos artistas sejam fortalecidos com ações como a da feira Livre de Quadrinhos. "É poderoso e desafiador, mas traz um paz inacreditável, de saber que estamos fazendo o correto. Que lutamos ao lado de quem acreditamos e pelo o que acreditamos. Amamos a Feira e ela é de todos", Rildon finaliza.

21° Edição da Feira Livre de Quadrinhos

Quando: Domingo, 16 de junho, às 13h

Onde: Espaço O POVO de Cultura e Arte. Av. Aguanambi, 282

Quanto: gratuito

Informações: 9 9749-1565

O que você achou desse conteúdo?