Logo O POVO+
São João: Confira roteiro de onde comer bolos típicos na Capital
Vida & Arte

São João: Confira roteiro de onde comer bolos típicos na Capital

Para comer acompanhado por um café ou logo após saborear um pratinho, os bolos são pedidas certas no período junino. O Vida&Arte fez um roteiro pelos melhores estabelecimentos da cidade onde é possível comer bolos típicos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Bolo de milho da Senhora do Doce (Foto: Mateus Dantas)
Foto: Mateus Dantas Bolo de milho da Senhora do Doce

Os pratinhos - com vatapá, paçoca e arroz - podem até ser as grandes estrelas da gastronomia típica dos meses de junho e de julho. Mas a cartela de bolos do período também faz sucesso - e grande! - entre os adeptos dos festejos. De milho, de batata, pé de moleque ou de macaxeira, os bolos resgatam memórias afetivas e agradam os paladares mais diversos. Afinal, após aproveitar a comilança das barracas típicas, é momento de saborear um bolo quente ou frio. Em Fortaleza, durante o período, empresas incrementam os sabores típicos para agradar os paladares dos consumidores. É assim que o bolo de milho ganha toques de parmesão e que a massa de tapioca se transforma em bolo de grude.

Um bolo bem preparado, na opinião de Diego Filgueira, é um gosto que oferece conforto ao coração e resgata as melhores lembranças da infância. Por isso, na San Diego Bolos Caseiros, empresa de encomendas que ele administra em Fortaleza, são utilizadas receitas de família para os clientes "não apenas alimentarem o corpo, mas alimentarem a alma". O objetivo, ele explica, é resgatar as memórias ligadas ao cheiro e à textura. Com a chegada do período junino, as demandas por sabores específicos de bolos tendem a crescer e - por isso - o cardápio oferecido por Diego ganhou mais intensidade para sabores de milho com parmesão, de beijinho e de cenoura. "São bolos ecléticos - pois podem ser comidos tanto quentes com uma bola de sorvete, que é uma opção interessante, quanto frios e acompanhados por uma café", explica Diego, lembrando que há ainda os clientes que pedem fatias unitárias assadas no forno com requeijão. "É fazer graça com o óbvio, que é o bolo tradicional, com o intuito de trazer memórias afetivas", diz Diego.

Junho ainda não havia chegado e a cidade já estava repleta de estabelecimentos providos dos mais diferentes bolos. Pois - além dos tradicionais de milho, de batata, de pé de moleque ou de macaxeira - os empreendedores investem em alguns sabores aguçados. Na Flor do Café, explica o administrador Orlando Sato, foi necessário algum tempo até acertar as receitas. Isso porquê é necessário que os bolos fiquem perfeitos - nem molhados demais, nem enxutos demais, nem secos demais, nem macios demais. Bater um bolo é uma fina engenharia que exige concentração, uso dos ingredientes certos na hora certa, técnica para assar da maneira devida e, pasmem, até saber o momento certo de cortar as fatias. Nas últimas semanas, a Flor do Café tem visto um bolo simples de massa de tapioca, conhecido como bolo de grude, fazer sucesso entre os clientes. "É um preparo difícil até ficar bom. Precisa de muito estudo", afirma Orlando.

O Vida&Arte preparou um roteiro por estabelecimentos de Fortaleza que, na nossa opinião, produzem ótimos bolos da cidade. Além do Flor do Café e do San Diego, entram na lista a tradicional Casa do Bolo com seus sabores e experimentações; a panificadora Panebox com seu cardápio completo para o período junino; e a Senhora do Doce, localizada no Espaço O POVO, com seus bolos cheios de afeto!

Onde encontrar e comprar bolos

O Comes&Bebes fez um roteiro para você!

San Diego - Bolos Caseiros

Cardápio com bolos de beijinho, milho com parmesão e outros

Encomendas no WhatsApp 99642 1046

Informações no instagram @sandiegoboloscaseiros

Flor do Café

Bolos de grude, banana, batata, milho e macaxeira

Onde: Rua Rodrigues Júnior, 996 - Centro

Horário: das 8h às 19 horas

Senhora do Doce

Bolos de milho, macaxeira, pé de moleque e outros sabores

Onde: Avenida Aguanambi, 282 - no Espaço O POVO

Horário: das 8h às 18 horas

Informações no instagram @senhoradodoce

Casa do Bolo

Bolos de macaxeira, milho verde, milho, grude, pé de moleque e batata

Onde: Rua Dr. José Lino, 206 - Varjota

Horário: das 8h às 18h30min

Informações: 3267 3203

Panebox

Bolos de batata, aipim, banana, milho, macaxeira e pé de moleque

Onde: Rua Monsenhor Otávio de Castro, 582 - Bairro de Fátima

Horário: das 5h30min às 22 horas

Informações: 3023 0540

 

O que você achou desse conteúdo?