Logo O POVO+
Festival Varilux de Cinema Francês ocupa quatro cinemas de Fortaleza com programação
Vida & Arte

Festival Varilux de Cinema Francês ocupa quatro cinemas de Fortaleza com programação

O Festival Varilux chega a Fortaleza nesta quinta-feira com 17 filmes franceses. Além da Capital, outras 81 cidades vão conferir a maratona de longas-metragens
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Dirigido por Hugo Gélin, 'Amor à Segunda Vista', de 2019, é um dos 50 filmes disponíveis gratuitamente no Festival Varilux de Cinema em Casa (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Dirigido por Hugo Gélin, 'Amor à Segunda Vista', de 2019, é um dos 50 filmes disponíveis gratuitamente no Festival Varilux de Cinema em Casa

Nesta quinta-feira, dia 6 de junho, terá início a programação do Festival Varilux de Cinema Francês 2019. Ao todo, 17 filmes, entre eles, 16 longas-metragens recentes e um clássico, serão exibidos nos cinemas de Fortaleza e mais 81 cidades do Brasil, até 19 de junho. O Cineteatro São Luiz, o Cinema do Dragão do Mar e as salas dos cinemas dos shoppings RioMar Fortaleza e Del Paseo foram os espaços escolhidos para receber programação destinada à exibição dos filmes. As sessões variam de preço dependendo do local, horário e dia da semana, com o funcionamento de acordo com o equipamento. 

Para celebrar seus 10 anos de existência no Brasil, o Festival promete, mais uma vez, trazer as novidades da atual safra de produções francesas, com a marca de um milhão de espectadores em todo o País, segundo a produção. Em 2010, o Varilux foi apresentado em nove cidades para um público de 22 mil espectadores. Na última edição, em 2018, esteve em 88 cidades e levou 180 mil pessoas aos cinemas.

A popularidade é justificada pela curadora do evento, Emmanuelle Boudier. Ela conta que o festival tem se tornado popular por trazer uma diversidade de filmes e roteiros, mas que permeiam o cotidiano das pessoas. "O festival busca democratizar o cinema francês, não só para quem fala a língua ou aprecia a cultura, mas também quem deseja outros tipos de filmes, outras temáticas. O público brasileiro tem sede por algo diferente do que domina as salas de cinema normalmente".

Emmanuelle ressalta que o próprio cenário cinematográfico da França costuma abordar questões sociais. Este ano, dois filmes chamam a atenção por contarem histórias reais e delicadas de abuso sexual. Graças a Deus, dirigido por François Ozon, ganhou um Urso de Prata no Festival de Berlim e conta a trajetória real de vítimas de abuso sexual, quando crianças, por um padre da Igreja e a jornada para ter justiça. Já Inocência Roubada retrata a história da diretora do filme e também dançarina, Andrea Bescond, lutando para superar com a dança o trauma do abuso quando criança cometido por um amigo da família.

O Festival, além disto, vai trazer comédia, desenho animado, história e cinema clássico.Amor à Segunda Vista promete aquecer corações dos espectadores com a aventura de Raphaël, que acorda em uma realidade em que nunca encontrou Olivia, mulher da sua vida, e terá de conquistá-la. A programação conta com o famoso personagem francês Asterix, com o filme Asterix e o Segredo Da Poção Mágica, em versão legendada e dublada, com a voz do humorista Gregorio Duvivier. No ano que a queda da Bastilha completa 230 anos, o fato histórico é relembrado na exibição de são relembrado em A Revolução Francesa, de Pierre Schoeller. Ao todo, serão 17 filmes, com exceção do Rio de Janeiro, que terá a mais a exibição de O Chamado do Lobo.

Filmes que entram em cartaz

Amor à Segunda Vista

Asterix e o Segredo da Poção Mágica

Através do Fogo

Boas Intenções

Cyrano Mon Amour

Os Dois Filhos de Joseph

Filhas do Sol

Finalmente Livres

Graças a Deus

Um Homem Fiel

Inocência Roubada

Meu Bebê

O Mistério de Henri Pick

O Professor Substituto

Quem Você Pensa Que Sou 

A Revolução em Paris e Cyrano de Bergerac

Festival Varilux de Cinema Francês

Quando: de 6 a 19 de junho

Onde: Cineteatro São Luiz, Cinema do Dragão do Mar e cinemas dos shoppings Riomar Fortaleza e Del Paseo

Mais informações: variluxcinefrances.com/2019

O que você achou desse conteúdo?