Logo O POVO+
A colecionadora de delicadezas
Vida & Arte

A colecionadora de delicadezas

| Resenha | Raturepe rovidit et magniet acius dipictur? Qui ut aut magni tore rerchil molut molori corum qui niet que ius dolore nosa quatio bla nonseque minullesto volupta voloritas doles
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 17.05.2019:  Socorro Acioli, escritora.  (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima FORTALEZA, CE, BRASIL, 17.05.2019: Socorro Acioli, escritora. (Fotos: Fabio Lima/O POVO)

Um bom cronista há de reunir dois atributos que são aparentemente inconciliáveis: a capacidade de observar e a habilidade de se distrair. Ele deve ter o espírito treinado para captar o brilho das sublimes desimportâncias dos dias que se seguem, mantendo-se sempre atento ao trivial. O cronista deve também ser capaz de se entregar à arte do passeio despretensioso, deixando que seus assuntos surjam como pequenas surpresas colhidas do imprevisto, surpresas que são os maiores prazeres de uma observação descompromissada. “Sobre os felizes”, novo livro de Socorro Acioli publicado pela Editora Dummar, reúne uma coleção de crônicas que se destacam pela habilidade da autora de conciliar essas duas qualidades numa fina prosa literária, que nos oferece a alegria de uma caminha “distraída com os astros”.

Escritas ao longo de anos para o caderno Vida e Arte, as crônicas de Socorro Acioli são o retrato perfeito de sua missão pessoal de sempre atentar para o que a comove. Transformando sentimento em literatura, a escritora compartilha os lampejos que iluminam sua intimidade. Ao sair de suas páginas, o leitor carregará uma sensação de estar muito perto da autora, um vínculo construído graças ao tom cálido e lírico do texto. Suas crônicas propõem uma atmosfera declaradamente pessoal, como se o exercício de escrever fosse um convite a uma amizade que se renova a cada nova semana. O que Socorro deseja é que acompanhemos sua caminhada diária pelas esquinas da cidade e do mundo.

No mar de origem que abre a coletânea, a autora firma um pacto com seu leitor: o compromisso foi o de “nunca escrever adiantado” e ser sempre honesta ao que sente e pensa, dedicada ao seu propósito de “espalhar palavras”. Na crônica que dá título à obra, Socorro Acioli observa quem lhe inspira profunda admiração, “sujeitos exemplares que superam toda desesperança”: os felizes, pessoas capazes de “acender a luz genuína e perene de alegria na alma” de quem chega para perto para um abraço, para uma conversa ou para um almoço preparado com carinho e devoção.

Além de descobrir os personagens que a escritora apresenta ao longo de suas páginas, também a acompanhamos em viagens inspiradoras, seja por Fortaleza ou Cabo Verde, Brasília ou Moçambique. Em suas andanças, a Socorro andarilha reconhece que, no fio de contas dos dias normais, vividos às pressas, há sempre no imprevisto da viagem uma felicidade que chega “nas brechas”, o acaso a postos para alterar a rota de uma vida.

Embora se ocupe predominantemente da intimidade, dos afetos e dos pássaros, Socorro Acioli também encontra espaço para pedir coragem, reconhecendo a tarefa inescapável que tem o escritor de ser filho do seu tempo histórico. Não à toa, a coletânea se despede com a comovente crônica “cartas para quem tem medo”, um convite à esperança em tempos de desencanto. Em seu pequeno manifesto de fé na arte, Socorro se propõe a “comprar asas em qualquer estado”, pois “uma das missões da palavra é chegar nos recônditos mais difíceis”.

Com a clarividência de quem consegue enxergar a beleza no que há de mais simples, Socorro Acioli faz jus à tradição de cronistas que a inspira. Seu belo livro nos oferece o alento da palavra como premonição. É a sua literatura que nos acalenta. Apesar dos massacres que atravessam o cotidiano, é preciso confiar na cronista: “vai ser um ano bom, sim. Vamos dar um jeito”.

Lançamento do livro Sobre Os Felizes

Quando: sábado, 1º de junho, às 18 horas

Onde: Livraria Cultura (Shopping Varanda Mall, avenida Dom Luís, 1010 - Aldeota)

Acesso gratuito

Preço do livro: R$ 38,90

O que você achou desse conteúdo?